sexta-feira, 11 de março de 2011

Tsunami atinge Japão após sismo de 8,9 na escala de Richter






O primeiro sismo, seguido de pelo menos quatro réplicas, foi registado às 14:46 locais (05:46 em Lisboa), a 179 quilómetros a leste de Sendai, ilha de Honshu, e a 382 quilómetros a nordeste de Tóquio, informou o USGS.


A televisão pública japonesa NHK está a mostrar imagens da destruição causada no norte do Japão pelo tsunami. Nas imagens difundidas viam-se carros, camiões, residências e outros edfícios a serem destruídos pelo tsunami na cidade de Onahama, em Fukushima.

O Centro de Tsunami do Pacífico no Hawai, Estados Unidos, anunciou que foi declarado um alerta de tsunami numa vasta região do Pacífico, que inclui o Japão, a Rússia e as ilhas Marianas. Foi também emitido um alerta de vigilância de tsunami para Guam, Taiwan, Filipinas, Indonésia e Hawai.

O violento sismo foi seguido de pelo menos quatro réplicas de magnitudes entre 6,4 e 7,1, segundo o Instituto de Geofísica norte-americano (USGS). O tsunami inundou ainda imenso parque da Disneylândia situado na região de Tóquio, noticiou a agência japonesa Jiji, citada pela AFP.

Fonte:
http://noticias.sapo.pt/info/artigo/1135952.html

Sem comentários:

Enviar um comentário