sexta-feira, 18 de março de 2011

Projecto educativo: Atlas da Diversidade

Projecto "O Meu lugar: Atlas da Diversidade"

O projecto "O Meu lugar: Atlas da Diversidade" propôs-se fazer um retrato da diversidade cultural do nosso país/região, construindo conjuntamente a partir das vivências e da descrição pessoal dos alunos, os quais caracterizam, de acordo com a sua experiência pessoal, o seu ambiente mais próximo.

O ATLAS é um projecto internacional (Países participantes: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Chile, Equador, El Salvador, Espanha, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, México, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, Rússia, Uruguai e Venezuela.) que visa recolher informação sobre as particularidades de cada lugar, a partir do critério e da visão dos próprios alunos, no que se refere a aspectos da geografia física, da cultura, da língua...

Os objectivos do projecto ATLAS eram:

  • criar a comunidade Atlas (alunos, professores, pais, encarregados de educação, vizinhos...) contribuindo para a compreensão multicultural e multilíngue.
  • proporcionar aos alunos nacionais e aos alunos estrangeiros um espaço de comunicação e contacto com o seu lugar de nascimento.
  • Dotar com equipamentos e ligações à rede os centros e escolas carecidos.
    Proporcionar aos professores interessados um ponto de encontro e formação virtual permanente.
  • Promover a elaboração de projectos de colaboração e cooperação interescolares, a criação de jogos na Internet e jogos de mesa com conteúdos produzidos no ATLAS.


No ano lectivo 2004/2005, os alunos das turmas 9º D e 8ºE construíram e publicaram 29 retratos (12 retratos/8E + 17 retratos/9ºD), sendo dois deles a apresentação dos grupos. Tiveram vários comentários positivos aos seus retratos de vários países, de escolas portuguesas igualmente participantes e do nosso ministério da Educação. Foram seleccionados para o – Retrato do Dia – e jogaram com sucesso a «Gincana da diversidade», que é um jogo criado por todos os participantes e que poderá ser jogado através da Internet.

O balanço final foi bastante positivo visto terem sido alcançados os objectivos propostos pelo projecto, possibilitando aos alunos a cooperação, o intercâmbio e aprendizagens mútuas, através das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) na sala de aula e participar numa rede geográfica e humana internacional.

Foi desenvolvida uma metodologia que permitiu a elaboração de um projecto de colaboração e cooperação interescolas e internacional, contribuindo para a compreensão da existência de uma sociedade actual multicultural e multilíngue.

Ver Trabalhos dos alunos :

Apresentação dos alunos da turma E do 8º ano

Apresentação dos alunos da turma D do 9º ano

Retratos culturais:

Fofos de Belas

Travesseiros de Sintra

Queijadas de Sintra

Especialidades de Sintra

Real Sport Club

Sport União Sintrense

Museu do Brinquedo em Sintra

Palácio da Pena

Palácio da Pena

Palácio Nacional de Sintra

Castelo dos Mouros

Castelo dos Mouros

Palácio de Queluz

Palácio de Queluz

Igreja de S. Pedro de Penafrim

Retratos itinerários ambientais:

Património Natural ao Longo da Costa de Sintra

Sintra Pré-Histórica

Parque de Monserrate

História do Parque de Monserrate

Elementos Geológicos de Sintra

Parque Natural Sintra/Cascais - plantas exóticas

Parque natural Sintra/Cascais - animais em vias de extinção

Serra de Sintra

Sem comentários:

Enviar um comentário