sexta-feira, 18 de março de 2011

Projecto educativo: Blog "Os jovens no Mundo"

Projecto Educativo: blog "Os Jovens no Mundo"

No ano lectivo 2005/ 2006, no âmbito da disciplina de Área de Projecto, os alunos do 9ºE escolheram o tema « Os Problemas dos Jovens no Mundo actual» para desenvolver o projecto nesta área curricular. O produto final do projecto foi a construção de um blog como meio de divulgação de todos os trabalhos realizados pelos alunos. A construção deste blog permitiu que os alunos desenvolvessem competências no âmbito das TIC e também possibilitou a sistematização e a síntese dos conteúdos trabalhados no projecto.


Este blog relativo à temática “
Jovens no Mundo” constitui um exemplo de uma prática educativa de utilização de uma ferramenta da web 2.0 em contexto educativo e encontra-se disponível na página da escola http://www.eb23-massama.rcts.pt/home.htm, e o sítio é: http://www.jovensnomundo.blogspot.com/.


O Blog como ferramenta educativa da web 2.0 (social networking)

“Um weblog, blog ou blogue é uma página da Web cujas actualizações (chamadas posts) são organizadas cronologicamente de forma inversa (como um diário). Estes posts podem ou não pertencer ao mesmo género de escrita, referir-se ao mesmo assunto ou ter sido escritos pela mesma pessoa.” In: http://pt.wikipedia.org/wiki/Blog

Jorn Barger concebeu o termo “weblog” em 1997 e definiu-o “como uma página da Web onde um diarista (da Web) relata todas as outras páginas interessantes que encontra.”

Os blogs são provavelmente a ferramenta da Web 2.0 mais conhecida e utilizada em contexto educativo, visto reunirem a vantagem de não necessitar de conhecimentos de programação para criá-los e para actualizá-los. Para além disso, permitem uma publicação imediata da informação e possibilitam a interacção e a colaboração.

“No sentido de sistematizar as possíveis utilizações pedagógicas dos blogs consideram-se duas categorias possíveis: a) como recurso pedagógico, e b) como estratégia educativa.
Enquanto recurso pedagógico considera a autora que os blogs podem ser utilizados: a) como um espaço de acesso a informação especializada e b) como um espaço de disponibilização de informação por parte do professor.
Na modalidade de “estratégia educativa” os blogs podem servir como: a) um portefólio digital, b) um espaço de intercâmbio e colaboração, c) um espaço de debate (role playing), e ainda, d) um espaço de integração.” In: Coutinho, P.C. & Júnior, J.B.B. (2007). Blog e Wiki: Os Futuros Professores e as Ferramentas da Web 2.0.

Sem comentários:

Enviar um comentário