segunda-feira, 21 de março de 2011

Dia Mundial da Água

Dia Mundial da Água: 22 de Março
Com o objectivo de chamar a atenção para a questão da escassez da água e, consequentemente, arranjar soluções para o problema, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu em 1992 o Dia Mundial da Água: 22 de Março.
A ONU também elaborou um documento intitulado "Declaração Universal dos Direitos da Água", que trata desse líquido como a seiva do nosso planeta. De acordo com a ONU, o uso da água triplicou de 1950 para cá. Para o futuro, estima-se que nos próximos 20 anos o homem vai usar 40% a mais de água do que usa agora.

De acordo com a Declaração Universal dos Direitos da Água, ela é seiva do nosso planeta e condição essencial da vida na terra. Os artigos:Art. 1º - A água faz parte do património do planeta. Cada continente, cada povo, cadanação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.
  • Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.
  • Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimónia.
  • Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
  • Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua protecção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
  • Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor económico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
  • Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas actualmente disponíveis.
  • Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua protecção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.
  • Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua protecção e as necessidades de ordem económica, sanitária e social.
  • Art. 10º - O planeamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.
Se não aprendermos a conservar as reservas de água que ainda temos, vai faltar água em várias partes do mundo. Caso isso aconteça, as pessoas vão lutar por ela. A água vai valer mais do que o ouro ou o petróleo se a continuarmos a tratar como até agora.

O planeta Terra é formado de, aproximadamente, 70% de água. Mas a maior parte dessa água, 97,50%, é salgada e imprópria para o consumo. Da água doce, 2,493% estão em lençóis subterrâneos ou calotes glaciares, e apenas 0,007% está em rios e lagos, disponível para nosso consumo como se pode entender pelos gráficos.
Desses 0,007% de água doce disponível para nosso consumo, 70% vão para a agricultura; 22%, para a indústria e 8%, para o consumo individual.

Os continentes mais atingidos pela falta de água são: África, Ásia Central e o Oriente Médio. A necessidade de água doce aumentou cerca de duas vezes mais que a população mundial. Alguns países usam menos de 10 litros de água por pessoa ao dia. Gâmbia usa 4.5; Mali, 8; Somália, 8.9; e Moçambique, 9.3. Em contraste, o cidadão médio dos Estados Unidos usa 500 litros de água por dia, e a média britânica é de 200 litros. No oeste, são utilizados cerca de 8 litros para escovar os dentes, 10 a 35 litros para nivelar a descarga, e 100 a 200 litros para tomar banho.
Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes no nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural.

Dicas para usar a água, sem desperdiçar!
  • Ao escovar os dentes e/ou barbear, manter a torneira fechada; Gastamos, aproximadamente, 10 litros de água quando escovamos os dentes em cinco minutos com a torneira aberta. Abre a torneira apenas para molhar a escova e enxaguar a boca.
  • Fechar a torneira enquanto ensaboar as louças e talheres (se lavares a louça à mão); Antes de começar a lavar a louça, devemos raspar os restos de comida e deixar de molho as panelas ou as louças muito sujas. Ensaboar tudo o que for lavar com a torneira fechada e abra a torneira apenas quando enxaguar. Não utilizar um copo limpo cada vez que beberes água, pois, para cada copo que sujes, são necessários pelo menos dois copos de água para lavá-lo.
  • Usar a máquina de lavar roupas ou de louça na capacidade máxima; Ao lavar no tanque, deixa sempre a torneira fechada enquanto ensaboas e esfregas as roupas.
  • Saber usar a sanita. Muitas pessoas usam-na como cesto de lixo e deitam papel, cotonetes, algodão, cigarros.... Isso pode entupir os canos. Deixar a válvula da descarga sempre regulada! Utilizar o truque de uma garrafa de um litro de água dentro do autoclismo.
  • Reduzir o tempo do banho e desligar o chuveiro enquanto te ensaboas ou lavas o cabelo. Sabias que um dos recordistas de consumo de água é o chuveiro? Um banho de 15 minutos gasta, em média, 130 litros de água. Se a pessoa toma banho todos os dias, consome, num mês, 3.900 litros!
  • Não desperdiçar na lavagem do carro e espaços exteriores. Usar um balde de água para molhar o carro e mais uns três ou quatro para o enxaguar. Utilizar a mangueira gera grande desperdício. Nos espaços exteriores devemos usar a vassoura para retirar a sujeira e não o jacto de água da mangueira.
  • Não deitar lixo em riachos e nascentes de rios.
  • Fiscalizar a acção de indústrias que despejam seus dejectos em rios, lagos e riachos.
  • Faça a sua parte e cobre das autoridades políticas de saneamento, preservação e manutenção dos recursos hídricos.
  • Utilizar regador em vez da mangueira, para regar as plantas.
  • Não deitar óleo de fritar pelos canos. Além de correr o risco de os entupir, esta prática polui os rios e dificulta o tratamento da água.
  • Entrar em contacto com a companhia de água ao verificar avarias na rede externa.
  • Reutilizar a água sempre que possível.
  • Usar a vassoura para varrer o chão e não a água da mangueira.
  • Lavar o carro com balde ao invés de mangueira.
  • Captar a água da chuva com baldes. Esta água pode ser usada para lavar carros, quintais e regar plantas.
  • Tratar a água da piscina para não precisar de a trocar com frequência. Outra dica é cobrir a piscina com lona, enquanto não ocorre o uso, para evitar a evaporação e a entrada de sujidade.
  • Colocar sistemas de controlo de fluxo de água no bico das torneiras.
  • Verificar as avarias. Uma torneira a pingar, um cano furado ou uma válvula de descarga desregulada pode desperdiçar milhares de litros de água em um único dia. Para verificares se existe alguma avaria, fecha todas as torneiras e vê se os números do higrómetro (aparelho que mede o consumo de água) se estão a mover. Se isso ocorrer, é sinal de que algum cano pode estar furado.
PRECISAMOS ECONOMIZAR ÁGUA URGENTEMENTE!

É fácil economizar! O planeta Terra precisa de nossa ajuda.

Se cada pessoa do mundo fizer a sua parte, a água não vai acabar, e a vida no nosso planeta será preservada.

Para que o nosso Planeta não fique assim!





Vamos à luta contra a poluição e desperdício deste bem precioso! Não esperes que a luta seja por falta de água!




Sem comentários:

Enviar um comentário