terça-feira, 6 de outubro de 2009

A Cartografia Portuguesa

E o esplendor dos mapas, caminho abstracto para a imaginação concreta, Letras e riscos irregulares abrindo para a maravilha


Tudo quanto sugere, ou exprime o que não exprime,
Tudo o que diz o que não diz
E a alma sonha, diferente e distraída.


Álvaro de Campos

“O relacionamento entre a Geografia e a esfera militar é talvez tão antigo quanto a própria disciplina científica. Nesses dois mil anos, ou mais, de encontros e desencontros, a Cartografia constituiu o espaço de partilha e de diálogo privilegiado.
Em Portugal, a cooperação entre geógrafos e cartógrafos, militares e civis, pode dizer-se que se desenvolveu a partir do século XV, no contexto das viagens marítimas dos portugueses, e foi-se aprofundando à medida que a escala da empresa se alargava, projectando-se do Atlântico para o Índico e para o Pacífico.
(…)
Das cartas de marear e dos itinerários militares, até aos actuais sistemas de informação geográfica, baliza-se um longo percurso, em que a Geografia e a Cartografia se desenvolveram, na teoria, na técnica e nas aplicações. Nesse percurso é patente a ampliação da utilidade civil dos resultados dessa cooperação: no planeamento e no ordenamento do território, no fomento dos sectores da economia, na prevenção de riscos e catástrofes, no ensino e na investigação.”


Jorge Gaspar e Carlos Manuel M. Nunes. Quatro Séculos de Imagens da Cartografia Portuguesa. Comissão Nacional de Geografia, Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa, Instituto Geográfico do Exército. 2ª Edição


Portugal, Carta geral, 1612? - Portugalliae que olim Lusitania, novissima et exactissima descriptio: auctore Vernando Alvaro Secco

Esta carta que contém a data de 1560 mas a que se tem atribuído a de 1561, corresponde à mais antiga representação conhecida do conjunto de Portugal.



Portugal, Carta geral. 1861 - Carta corográfica de Portugal (in: Compendio de Chorograhia de Portugal do Reino e dos archipelagos dos Açores e Madeira.



Na margem superior menciona-se, de forma destacada, a data da Restauração da Independência portuguesa, 1 de Dezembro de 1640, e na carta assinalam-se as vitórias contra espanhóis. Representa grosseira do País, que testemunha a persistência ainda neste período de imagens do território muito defeituosas, mas patrióticas.

Portugal, Carta geral. 1865 - Carta geographica de Portugal



Portugal. Carta-imagem. 1998 - Carta imagem de Portugal Continental - escala 1:600 000 - Lisboa: Instituto Geográfico do Exército, 1998



Sintra. Vista. 1509


Lisboa-Sintra. Carta Topográfica. 1856







1 comentário:

  1. Greetings! Very useful advice within this post!
    It is the little changes which will make the largest changes.
    Thanks for sharing!
    my webpage - Hainan Airlines

    ResponderEliminar