domingo, 25 de outubro de 2009

Hora de Inverno e Verão para 2009


Segundo a informação do Observatório Astronómico de Lisboa, entrámos na hora de Inverno...

Em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira foi atrasada de 60 minuto às 2 hora de tempo legal (1 hora UTC) no dia 25 de Outubro.

Na Região Autónoma dos Açores foi atrasada de 60 minutos à 1 hora de tempo legal (1 hora UTC) no dia 25 de Outubro.



Agora só voltaremos a entrar na hora de Verão no dia 28 de Março de 2010 (domingo).

A Hora de Verão

"A ideia de se adiantar os relógios para aproveitar melhor as horas de sol foi lançada em 1784 nos Estados Unidos por Benjamin Franklin, numa época em que ainda não existia luz eléctrica. Mas a sua ideia não sensibilizou o governo americano. O primeiro país a adoptar oficialmente o horário de Verão foi a Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial."
(Fonte: Wikipedia)


O horário de verão em Portugal é adoptado desde 1916, sendo que desde então não houve horário de verão em 14 anos. O período de vigência foi bastante variado até 1997, quando o Parlamento Europeu uniformizou o horário de verão na Europa.Actualmente, o horário de verão em Portugal verifica-se a partir do último domingo de Março até ao último domingo de Outubro e corresponde ao Horário de Verão da Europa Ocidental.

Em Portugal continental vigora o fuso horário UTC+0, nos Açores o fuso UTC-1.

Em 1992 Portugal adoptou o horário da Europa Central (fuso UTC+1), sob a máxima de facilitar as comunicações e transportes internacionais. Contudo, as queixas iam-se acumulando. As pessoas saíam de casa às 9 horas da manhã, no Inverno, ainda o Sol despontava no horizonte. No Verão, o céu enegrecia por completo apenas por volta da 1 hora.


Em 1996 voltou-se a usar o fuso UTC+0.Em Portugal continental o fuso UTC+0 distancia-se, numa média, de "37 minutos" em relação à hora do Sol. (Fonte: Wikipedia)


Consulta o mapa dos fusos horários onde podes ter uma visão correcta das diferenças horárias em todo o globo (clica na imagem).



Podes ainda clicar nas diferentes zonas horárias, na aplicação Time Zone, e tentar descobrir qual o fuso horário mais próximo do meio-dia….será nesse meridiano( linha do meio-dia) que encontrarás o Sol.



Poodwaddle.com
Já viste o mapa no final deste blog?

Sem comentários:

Enviar um comentário