segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Comemoração do Dia Mundial da Alimentação

A Comemorar também se Aprende…

Dias Mundiais... Dias Internacionais”

COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

"Alcançar a segurança alimentar em época de crise" é tema do Dia Mundial da Alimentação em 2009, comemorado a 16 de Outubro”.




Mapa da fome ,
Mundo


Este dia é celebrado em cada ano para comemorar a criação em 1945 da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO). Este ano, a FAO estima que a fome atingirá um novo recorde histórico: 1,020 mil milhões de pessoas em todo o mundo, o que corresponde a uma em cada seis pessoas no planeta. O objectivo é consciencializar a Humanidade para a difícil situação, e promover em todo o Mundo a participação da população. Cerca de 150 países comemoram esta data e angariam fundos para combater este problema.




► Objectivos do Dia Mundial da Alimentação:
• Promover uma maior atenção à produção agrícola em todos os países e um maior esforço nacional, bilateral, multilateral e não governamental para este fim;
• Estimular a cooperação económica e técnica entre países em desenvolvimento;
• Promover a participação das populações rurais, especialmente das mulheres e dos grupos menos privilegiados, nas decisões e actividades que afectam as suas condições de vida;
• Aumentar a consciência pública sobre a natureza do problema da fome no mundo;
• Promover a transferência de tecnologias para os países em vias de desenvolvimento;
• Fomentar ainda mais o sentido de solidariedade nacional e internacional na luta contra a fome, a desnutrição e a pobreza e destacar os êxitos em matéria de desenvolvimento alimentar e agrícola.

► O PAM – PROGRAMA ALIMENTAR MUNDIAL



O PAM, é a agência das Nações Unidas responsável pela ajuda alimentar, é a maior organização humanitária do Mundo criada em 1963. Assiste em média 90 milhões de pessoas por ano em mais de 80 países. O seu objectivo é irradiar a fome e ajudar as pessoas a sair da pobreza.

Mas se nos países pobres de África, Ásia, América Latina, o problema que se coloca é a FOME, dado que milhões de pessoas não têm alimentos suficientes, para a sua sobrevivência; nos países desenvolvidos o problema chama-se OBESIDADE, provocado pelo consumo exagerado de alimentos. Pretendemos, pois, neste dia, alertar também para a necessidade de praticar uma alimentação sem excessos, rica e variada.




► Para saber mais, consulte:
O Trabalho do PAN – http://www.wfp.org/portuguese/
Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação – http://www.fao.org/




► Vamos ser solidários.


► Vamos contribuir para um cabaz de alimentos variados!














Sem comentários:

Enviar um comentário