sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Lei da Oferta e da Procura

A Lei da Procura e Oferta é a lei que estabelece a relação entre a demanda de um produto, ou a procura de um produto, e a quantidade que pode ser oferecida, ou que o produtor deseja oferecer. Em períodos que temos grande oferta de um determinado produto, o seu preço desce. No entanto se o que tem é uma grande demanda por um determinado bem, os preços tendem a subir. A lei da oferta e da procura ou da demanda descreve o comportamento preponderante dos consumidores na aquisição de bens e serviços em determinados períodos, quantidades e preços. Então pode-se concluir que quanto menor o preço de um determinado serviço, maior a quantidade procurada e vendida. Sendo o inverso também aplicável, quanto maior o preço, menor a quantidade procurada.

Existem outros elementos a serem considerados nesta equação, entre eles:

- Os desejos e necessidades das pessoas;O poder de compra; A disponibilidade dos serviços; A capacidade das empresas de produzirem determinadas mercadorias com o nível tecnológico desejado.

Da mesma forma que a oferta exerce uma influência sobre a procura dos consumidores, a frequência com que as pessoas buscam determinados produtos também pode aumentar e diminuir os preços dos bens e serviços.

Assim, a demanda só vai acontecer se um consumidor tiver um desejo ou necessidade, se ele tiver condições financeiras para suprir essa necessidade ou desejo e se ele tiver intenção de satisfazê-los.

Sendo assim, Marshall vulgarizou o instrumento mais utilizado pela Economia para estudar o funcionamento económico, um gráfico onde se cruzam as duas curvas da oferta e da procura (fig.4), em resultado da relação entre duas variáveis – preço e quantidade –, assumindo que os restantes determinantes da oferta (função da oferta) e da procura (função da procura) permanecem constantes. Este gráfico ficou conhecido como «cruz marshalliana» pois foi Marshall que começou a utilizar intensamente o gráfico completo, da forma que agora é usual.








1. Observa as figuras. Define preço de equilíbrio.

2. Justifica a seguinte frase “Os preços sobem quando há excesso da procura”.




3. Justifica a seguinte frase “Os preços baixam quando há excesso da oferta”.

19 comentários:

  1. 1)O Preço de equilibrio da primeira figura e 25 e da segunda e 18.
    2)No mercado se a procura aumenta os preços sobem aquando da procura porque assim as empresas tem mais lucro.As pessoas normalente se precisarem mesmo desse produto nao olham a preços.
    3)Se a oferta e muito elevada os preços tem mesmo de baixar porque as pessoas tentam sempre ir pelo mais barato, e se o preços for pequeno a procuar a essa marca vai aumentar e consequentemente os lucros tambem(visto que logicamente o objetivo e sempre obter mais lucro...)

    Ana Mendes numero 1 turma E do nono ano.

    ResponderEliminar
  2. 1)O Preço de equilibrio, é um preço imposto pelo vendedor, que equilibra a quantidade produzida com o preço.
    2)"Os preços sobem quando há excesso de procura", isto porque, quando numa determinada região existe carência de algum bem, o produtor desse bem presisa de render. Então aumenta o preço consoante a grande procura.
    3)"Os preços baixam quando há excesso da oferta" isto aconte-se pois o produtor tem excesso de stock e presisa de liquida-lo por isso quando aumenta a procura desse produto o vendedor baixa o preço para que consiga acabar com o excesso de stock.
    Daniela Felizardo Nº8 9ºD

    ResponderEliminar
  3. 1) Preço de equilíbrio é o preço em que se iguala a oferta à procura.
    2)"Os preços sobem quando há excesso de procura" porque os vendedores começam a pedir mais dinheiro por o que vendem porque os vendedores podem não ter tantos produtos para responderem às necessidades dos compradores e assim também podem lucrar
    3)"Os preços baixam quando há excesso da oferta" isto acontece porque o vendedor tem excesso de stock e precisa de liquida-lo. O vendedor apercebe-se que não consegue vender alguns dos seus produtos começa a pedir menos por ele.
    Inês Padrão 9ºD nº10

    ResponderEliminar
  4. 1-o preço de equilíbrio é o preço de um produto obtido quando este tem uma oferta igual à procura.
    2- Quando há maior procura, normalmente é quando um produto acaba de ser lançado...o preço tem que subir para se poder fabricar mais.
    3- Quando há maior oferta, o vendedor tem excedentes de produtos...e tem de os vender rapidamente..dai baixar o preço de modo que os compradores sejam aliciados a comprar os tais produtos.
    Mohamed Nº17 9ºD
    ;)

    ResponderEliminar
  5. 1-o preço de equilíbrio é o preço de um produto obtido quando este tem uma oferta igual à procura.
    2- Quando há maior procura, normalmente é quando um produto acaba de ser lançado...o preço tem que subir para se poder fabricar mais.
    3- Quando há maior oferta, o vendedor tem excedentes de produtos...e tem de os vender rapidamente..dai baixar o preço de modo que os compradores sejam aliciados a comprar os tais produtos.
    Mohamed Nº17 9ºD
    ;)

    ResponderEliminar
  6. 1) O preço de equilíbrio de um determinado bem representa o preço que se forma no mercado e que compatibiliza os interesses contrários dos consumidores e dos produtores. Esta compatibilização é conseguida quando a quantidade procurada pelos consumidores é igual à quantidade oferecida pelos produtores.

    2) Se o preço estiver abaixo do seu preço de equilíbrio, a quantidade procurada será superior à quantidade oferecida - verifica-se um Excesso de Procura. Neste caso, os produtores têm incentivos para aumentar os preços de forma a satisfazerem toda a procura.

    3) No caso de o preço estar acima desse preço de equilíbrio, a quantidade que os produtores oferecem é superior à quantidade que os consumidores procuram - verifica-se um Excesso de Oferta. Assim sendo, os produtores são levados a baixarem os preços de forma a conseguirem vender os seus produtos;

    Sara Marques Nº23 9ºD

    ResponderEliminar
  7. 1 – Preço de equilíbrio ocorre quando a oferta e a procura são iguais.

    2 - “Os preços sobem quando há excesso da procura”, isto acontece porque se a procura aumenta o ponto de equilíbrio terá também de aumentar até que a procura e a oferta voltem a ficar iguais.

    3 - “Os preços baixam quando há excesso da oferta”, porque, ao contrario do excesso da procura, se a oferta aumentar o ponto de equilíbrio entre a procura e a oferta indicará um preço menor. Caso uma empresa não tenha vendido o seu produto a certo ponto irão baixar o preço para que este seja vendido mais rápidamente.


    Antonieta nº6 9ºD

    ResponderEliminar
  8. 1. Quando a oferta é igual à procura, trata-se do preço de equilíbrio.

    2. Por vezes os vendedores não conseguem responder à procura dos compradores, pelo que se se verificar um aumento da procura, o ponto de equilíbrio terá de aumentar proporcionalmente.

    3. Muitas vezes os vendedores, ao tentarem desfazer-se dos produtos que não foram vendidos, tendem a baixar o preço dos mesmos.

    ResponderEliminar
  9. 1. Quando a oferta é igual à procura, trata-se do preço de equilíbrio.

    2. Por vezes, os vendedores não conseguem corresponder aos compradores, pelo que se a procura aumenta o ponto de equilíbrio aumenta proporcionalmente.

    3. Muitas vezes os vendedores, ao tentarem desfazer-se dos produtos que não foram vendidos tendem a baixar o preço dos mesmos.

    Mariana Nº16 9ºD

    ResponderEliminar
  10. Ruben Vilela nº22 9ºD

    1) O preço de equilíbrio é o preço onde se verifica que a quantidade procurada é igual à quantidade oferecida.

    2) “Os preços sobem quando há excesso da procura” pois quando passa a haver uma maior procura por parte dos consumidores do que a sua oferta por parte dos produtores, o preço aumenta de forma a encontrar um novo preço de equilíbrio.

    3) “Os preços baixam quando há excesso da oferta”, pois em oposição ao excesso de procura, quando a oferta por parte dos produtores passa a ser maior que a procura por parte dos consumidores, o preço tem de diminuir até a um preço de equilíbrio.

    ResponderEliminar
  11. 1- Preço de equilíbrio existe quando a procura e a oferta de um produto têm valores equivalentes.

    2- "Os preços sobem quando há excesso da procura", isto deve-se ao facto de que a população tem uma procura superior à quantidade de produto que os produtores têm para vender, assim, o preço aumenta para que se possa fazer o equilíbrio entre a procura e a quantidade do produto.

    3- “Os preços baixam quando há excesso da oferta”, porque este produto existe em grande quantidade e esta quantidade é superior à procura.
    Então, para que os produtores vendam este produto rapidamente tendem a baixar o preço do mesmo de forma a que o preço seja equilibrado.

    Ricardo Chin nº19 9ºD

    ResponderEliminar
  12. 1)O preço de equilíbrio é o preço em que a quantidade de um certo produto procurada é igual à quantidade desse mesmo produto oferecida.

    2) "Os preços sobem quando há excesso da procura" porque quando há uma maior procura de um determinado produto do que a oferta desse mesmo produto , o preço aumenta para se encontrar um novo preço de equilíbrio.

    3) "Os preços baixam quando há excesso da oferta", porque se a oferta é maior que a procura , o preço diminuiui até um preço de equilíbrio.

    Lúcia Costa Nº18 9ºE

    ResponderEliminar
  13. 1 – Preço de equilíbrio ocorre quando a oferta e a procura são equivalentes.

    2 - "Os preços sobem quando há excesso da procura", porque a população tem uma procura superior à quantidade de produto que os produtores têm para vender, assim sendo, o preço aumenta para que se possa fazer o equilíbrio entre a procura e a quantidade do produto.


    3 - “Os preços baixam quando há excesso da oferta”, isto é, ao contrário do excesso da procura, se a oferta aumentar o ponto de equilíbrio entre a procura e a oferta indicará um preço menor. Caso uma empresa não tenha vendido o seu produto até certo ponto irão baixar o preço para que este seja vendido mais rápidamente.

    Ricardo Pedro nº18 9ºD

    ResponderEliminar
  14. 1. É o preço onde podemos verificar que a quantidade procurada é igual à quantidade oferecida.

    2.Dizemos que ''os preços sobem quando há excesso da procura'' porque quando passa a haver uma maior procura por parte dos consumidores do que oferta por parte dos produtores, o preço aumenta de modo a encontrar um novo preço de equilíbrio.

    3. Dizemos que ''os preços baixam quando há excesso da oferta'' porque em oposição ao excesso de procura, quando a oferta dos produtores passa a ser maior do que a procura dos consumidores, o preço tem de diminuir até ao preço de equilíbrio.

    Por Daniela Pinto, nº 7, 9ºD

    ResponderEliminar
  15. 1. O preço de equilíbrio existe quando a oferta equivale a procura.
    2."Os preços sobem quando há excesso da procura", porque a quantidade de produto existente é abaixo da quantidade procurada pela população, sendo assim o produtor tem que aumentar a produção, que vai desencadear um aumento dos custos que o produtor tem, vai então aumentar o preço.
    3.“Os preços baixam quando há excesso da oferta”, ao contrário do excesso da procura,a quantidade do produto é maior do que a quantidade de população que o procura. Ou seja o produtor vai ter necessidade de baixar o preço, para que possa escoar o produto rapidamente.

    Vera Ramos, Nº25
    9ºD
    ;)

    ResponderEliminar
  16. 1- É o preço que verifica que a quantidade procurada é igual à quantidade oferecida.

    2- ''os preços sobem quando há excesso da procura'' porque quando passa a haver maior procura por parte dos consumidores do que oferta por parte dos produtores o preço aumenta, conseguindo assim encontrar um novo preço de equilíbrio.

    3- ''os preços baixam quando há excesso da oferta'' porque contrariamente ao excesso de procura, quando a oferta dos produtores passa a ser maior do que a procura dos consumidores, o preço tem de diminuir até ao preço de equilíbrio.

    Sara Vieira, nº 24 do 9ºD

    ResponderEliminar
  17. 1 – Preço de equilíbrio ocorre quando a oferta e a procura são equivalentes.

    2 - Os preços sobem quando a procura sobe porque se há muitas pessoas a querer o mesmo produto e este há em pequena quantidade, o vendedor tem que tirar benifício da ocasião, subindo assim o preço do produto.

    3 - Os preços baixam quando a oferta aumenta porque se um produto existe em demasiada quantidade, então o vendedor tenta desfazer-se dele aumentando os preços e "aliciando" as pessoas a comprá-lo.

    RITA MONTE, Nº20, 9D

    ResponderEliminar
  18. 1 - Preco de equilibrio e quando os compradores e vendedores sastifazem os seus desejos saciados, o que significa que a quantidade procurada e a quantide oferecida devem estar em equilibrio mediante o preco pela qual ambos podem pagar/receber, dai surge o preco de equilibrio, que da origem a curva da procura e da oferta se cruzarem obtem um ponto em comum, o ponto de equilibrio.

    ResponderEliminar
  19. I'm truly enjoying the design and layout of your site. It's a very easy on
    the eyes which makes it much more pleasant for me to come here and visit more often.
    Did you hire out a designer to create your theme?
    Superb work!
    Also visit my page :: homens procura mulher

    ResponderEliminar