sábado, 7 de janeiro de 2012

Multinacionais






Multinacionais, também conhecidas como transnacionais, são empresas que possuem matriz num país e possuem atuação em diversos países. São grandes empresas que instalam filiais em outros países em busca de mercado consumidor, energia, matéria-prima e mão-de-obra baratas.
Estas empresas costumam produzir produtos para comercializar nos países em que atuam ou até mesmo para enviar produtos para serem vendidos no país de origem ou outros países. Dentro do contexto atual da globalização, é muito comum as empresas multinacionais produzirem cada parte de um produto em países diferentes, com o objetivo de reduzir custos de produção.
A entrada de empresas multinacionais num país é algo positivo, pois gera empregos e desenvolvimento. Porém, grande parte do lucro obtido por estas empresas é enviado para a matriz.








Atividade:



1-Consulta a lista das principais companhias multinacionais do mundo, ordenadas por país-sede (aqui).



2-Refere os três países com maior número de multinacionais.



3-Refere o continente em que se localizam esses países.



4-Regista uma conclusão.



45 comentários:

  1. 2) Reino Unido, Japão e Estados Unidos são três países com maior número de multinacionais.

    3) Reino Unido encontra-se no continente europeu; Estados Unidos encontram-se no continente americano e Japão encontra-se no continente asiático.

    4) Podemos concluir que os países com maior número de multinacionais são: Japão, Estados Unidos da América e Reino Unido. São países que se encontram em continentes diferentes, ou seja, hoje em dia em quase todos os pontos do mundo temos países desenvolvidos, neste caso de países com grande número de multinacionais. São países que têm empresas que produzem produtos para comercializar noutros países ou até mesmo no país de origem. A entrada de empresas multinacionais num país é algo positivo, pois gere emprego. Porém, grande parte do lucro obtido por estas empresas é enviado para a matriz.

    Karina Striyenku nº14 9ºE

    ResponderEliminar
  2. 2
    1º Estados Unidos
    2º Japão
    3º Reino Unido

    3
    1º América
    2º Ásia
    3º Europa

    4
    Com esta informação posso concluir que a Europa já não é o que era, enquanto o Japão e os Estados Unidos, que se têm tornado cada vez mais em super potências, começam a levar a melhor

    Nuno Gomes 9ºE

    ResponderEliminar
  3. 2 - Em primeiro lugar, temos os Estados Unidos da América com um total de 117 multinacionais; de seguida, temos o Japão com 72 multinacionais; por fim, o Reino Unido com 51 multinacionais.

    3 - Estados Unidos da América - região central da América do Norte
    Japão - Ásia Oriental
    Reino Unido - Europa Continental

    4 - Penso que, economicamente, as multinacionais são beneficadas para os países onde estão integradas, embora a concorrência que geram é prejudicial para algumas empresas, especialmente em países pequenos.

    Carolina Azeitona nº5 9ºE

    ResponderEliminar
  4. 2- Os três países com mais multinacionais no mundo são os Estados Unidos da América, o Japão e o Reino Unido.

    3- Os Estados Unidos da América localizam-se na América do Norte, o Japão na Ásia e o Reino Unido na Europa.

    4- Concluo que, apesar das multinacionais estarem espalhadas por todo o mundo, a Europa é o continente que tem maior aglomeramento de multinacionais e o continente africano é aquele que tem menos.

    Joana Reis, Nº16, 9ºD

    ResponderEliminar
  5. 1- EUA
    Reino Unido
    Japão
    2- EUA – América do Norte
    Reino Unido – Europa Ocidental
    Japão – Ásia Oriental
    3- Concluo que os países com mais Multinacionais são as principais Potências e os países que estão próximos.

    Catarina Chasqueira nº 6 9ºE

    ResponderEliminar
  6. 2- E.U.A; Japão; Reino Unido.
    3- E.U.A: America do Norte; Japão: Ásia; Reino Unido: Europa.
    4- Os primeiros países a industrializarem-se, são os que têm o maior número de multinacionais.

    Rita Monteiro Nº25 9ºD

    ResponderEliminar
  7. 2- Em primeiro lugar, temos os Estados Unidos, com 118 multinacionais. Em segundo lugar, temos o Japão, com 72 multinacionais. Finalmente, em terceiro posto, temos o Reino Unido, com 51.

    3- Os Estados Unidos localizam-se na América do Norte, o Reino Unido na Europa e o Japão na Ásia.

    4- Estes países foram os três que lideraram as três diferentes fases da Revolução Industrial (Mecânica, com o Reino Unido; energética com os Estados Unidos; e electrónica com o Japão). Assim, os Estados Unidos assumem-se como o país com mais multi-nacionais, o que acontece, a meu ver, por terem um território vasto, com bastante população, o que faz com que sejam a maior economia mundial, e, consequentemente, terem uma indústria desenvolvida. O seu grande poder político e económico faz com que seja mais fácil para os norte-americanos instalar filiais das suas indústrias noutros países.
    O Japão, líder da fase electrónica da Revolução, é o principal motor industrial desta área, tendo por isso as suas fábricas e indústrias grande projecção em todo o mundo.
    Finalmente, o Reino Unido, foi o primeiro país a fazer a Revolução Industrial. Como tal, tem uma indústria bem desenvolvida e estável, tendo várias multinacionais. Vemos então que os principais países em termos de indústria são na sua maioria países desenvolvidos, com um passado económico recente estável.

    ResponderEliminar
  8. 2 - EUA, Japão e Reino Unido.

    3 - Continente Americano, Continente Asiático e Continente Europeu.

    4 - Como se verifica nas respostas anteriores é nas regiões da Europa (ocidental e central), da América (nordeste e sudoeste dos EUA) e da Ásia (sudeste asiático), que o crescimento económico é maior. Por outro lado, foi nestes países que se marcou as várias fases do desenvolvimento industrial: na Inglaterra deu-se a 1ª fase designada por revolução mecânico, onde a fonte de energia era o carvão; nos EUA deu-se a 2ª fase designada por revolução energética designada por revolução energética, onde a fonte de energia era o petróleo; no Japão deu-se a 3ª e última fase designada por revolução electrónica, onde as fontes de energia eram as energias renováveis e a energia nuclear. Nos EUA e na Europa concentram-se as indústrias de bens de equipamento, apesar de também existirem indústrias de bens de consumo; este facto deve-se à existência de boas infra-estruturas, de actividades complementares e de mão-de-obra qualificada. Este facto também se verifica no Japão mas deve-se ao elevado nível de automatização e de tecnologia. Podemos assim concluir que é nestes países onde as multinacionais são mais abundantes.

    ResponderEliminar
  9. 2 - EUA, Japão e Reino Unido.

    3 - Continente Americano, Continente Asiático e Continente Europeu.

    4 - Como se verifica nas respostas anteriores é nas regiões da Europa (ocidental e central), da América (nordeste e sudoeste dos EUA) e da Ásia (sudeste asiático), que o crescimento económico é maior. Por outro lado, foi nestes países que se marcou as várias fases do desenvolvimento industrial: na Inglaterra deu-se a 1ª fase designada por revolução mecânico, onde a fonte de energia era o carvão; nos EUA deu-se a 2ª fase designada por revolução energética designada por revolução energética, onde a fonte de energia era o petróleo; no Japão deu-se a 3ª e última fase designada por revolução electrónica, onde as fontes de energia eram as energias renováveis e a energia nuclear. Nos EUA e na Europa concentram-se as indústrias de bens de equipamento, apesar de também existirem indústrias de bens de consumo; este facto deve-se à existência de boas infra-estruturas, de actividades complementares e de mão-de-obra qualificada. Este facto também se verifica no Japão mas deve-se ao elevado nível de automatização e de tecnologia. Podemos assim concluir que é nestes países onde as multinacionais são abundantes.

    Trabalho conjunto de Ana Mafalda e Mónica Santos, 9ºE

    ResponderEliminar
  10. 2)
    Os três países com maior número de multinacionais são: em primeiro lugar os Estados Unidos da América (118); em segundo lugar o Japão (72), e em terceiro lugar o Reino Unido (51).

    3)
    O continente em que se localizam esses países é, no caso dos Estados Unidos da América a América, no caso Japão a Ásia e no caso do Reino Unido a Europa.

    4)
    Os três países referidos nas respostas anteriores como portadores do maior número de multinacionais, são também o local onde se deram as três fases da Revolução Industrial. Em Inglaterra deu-se a primeira, que ficou apelidada de Revolução Mecânica e teve como inovação o aparecimento da máquina a vapor alimentada a carvão e que desenvolveu a indústria, daí a ser local de tantas sedes de multinacionais. Nos Estados Unidos da América deu-se a segunda fase da Revolução Industrial, a Revolução Energética, que devido a um grande número de população, a uma vasta área e um grande poder económico e político, desenvolveu a indústria criando inúmeras multinacionais que se espalharam pelo mundo através das suas filiais. Já no Japão deu-se a terceira fase, Revolução Electrónica, que se caracterizou por um grande avanço no que diz respeito à automatização dos métodos de produção e que permitiu um desenvolvimento nos produtos tecnológicos e automóveis. Estes são, ainda hoje, os principais bens produzidos neste país, ou mais especificamente, nas suas multinacionais espalhadas pelo mundo com inúmeras filiais localizadas em países com mão-de-obra barata, facilidade de transporte e boas vias de acesso.

    Ricardo Costa Nº25 9ºE

    ResponderEliminar
  11. 2- O Japao; os EUA eo Reino unido.
    3-Japao-Asia EUA-América Reino Unido-Europa
    4-A conclusão que eu retiro é que o avança dos países está-se a desenvolver por todo o mundo pelo fato dos países que têm maior numero de multinacionais serem de continentes diferentes.
    Curiosamente no Reino Unido foi onde se deu a Revoluçao mecanica, nos EUA deu-se a revoluçao energetica e no Japao a revoluçao eletronica, sendo estes mais desenvolvidos e terem maior numero de empresas multinacionais do que os outros paises.

    Gonçalo Anastacio nº12 9ºD

    ResponderEliminar
  12. 2 - Reino Unido, Japão, EUA

    3 - Reino Unido: Europa
    Japão: Ásia
    EUA: América do Norte

    4 - Eu concluí que os países com maior número de multinacionais são precisamente os países que realizaram correta e pioneiramente a sua revolução industrial. Observei, também, que a Alemanha tem um número considerável de multinacionais, sendo, também, um dos países pioneiros da revolução industrial. Concluo que estes quatro países (EUA, Japão, Reino Unido e Alemanha) são alguns dos países mais desenvolvidos e poderosos economicamente hoje em dia, sendo assim, observamos que a revolução industrial, o grau de desenvolvimento e o poder económico e industrial (número de multinacionais) estão interligados.

    ResponderEliminar
  13. Enganei-me no primeiro comentários, por isso voltei a fazer de novo - Joana Palmeiro, nº19, 9ºD

    1- Inglaterra; Estados Unidos da América; Japão

    2- Inglaterra-Europa; Estados Unidos da América-América; Japão-Ásia

    3- Concluo que as maiores multinacionais situam-se nos países desenvolvidos. Porque estas tem boas infra-estruturas, atividades complementares, mão-de-obra qualificada e industrias com alto nível de automatização e tecnologia.

    ResponderEliminar
  14. 2 - E.U.A , Japão e Reino Unido

    3 - Ásia, Europa e América do Norte

    4 - Depois de ver o anexo sobre as multinacionais reparamos que os países desenvolvidos são os que têm mais. Os três que contém mais empresas é devido a terem sido os principais impulsionadores da revolução industrial . Reino Unido- revolução mecânica; EUA - revolução energética; Japão - revolução mecânica.


    Daniel Torres , 9E nº 7

    ResponderEliminar
  15. 2. Estados unidos da América, Japão e Reino Unido são os três países que possuem maior número de multinacionais.

    3. Os Estados Unidos da América localizam-se na América no Norte;
    O Japão localiza-se na Ásia, mais especificamente no extremo Oriente;
    O Reino Unido localiza-se na Europa, especificamente na Europa Ocidental.

    4. Os países com maior número de multinacionais, localizam-se em continentes diferentes e isso diz respeito às fases da Revolução Industrial: a 1ª fase teve como principal potência industrial o Reino Unido; depois houve uma deslocalização da indústria para o continente Americano, tendo, na 2ª fase, como principal potência industrial os E.U.A (primeiro no Nordeste e depois na Costa Oeste) e, finalmente, o Japão é a potência industrial da 3ª fase. Além disso, estes países são dos mais desenvolvidos e dos mais ricos.

    Telma Dias, 9ºE

    ResponderEliminar
  16. 2- Os três paises que possuem um maior número de multinacionais são: o Japão, os EUA e o Reino Unido.

    3- A sua localização:
    Japão- Continente Asiático;
    EUA- Continente Americano (América do Norte);
    Reino Unido- Continente Europeu.

    4- Ao observar estes dados acho que posso concluir que os países que possuem um maior numero de multinacionais se localizam na América do Norte, Ásia e Europa. E que por conseguinte, continentes como África e América do Sul se encontram pouco industrializados e que não possuem muita riqueza, podemos dizer que "foram deixados para trás".

    Marta Rodrigues n 16 9e

    ResponderEliminar
  17. 1.
    Os Estados Unidos da América (com 117 multinacionais), o Japão (com 72 multinacionais) e o Reino Unido (com 51 multinacionais)

    2.
    Estados Unidos da América- América do Norte
    Japão- Ásia
    Reino Unido- Europa

    3.
    Concluo que os EUA e a Europa (Reino Unido) são as regiões mais industrializadas devido à existência de boas infra-estruturas, de actividades complementares e mão-de-obra qualificada. No Japão existem indústrias com elevado nível de automatização e tecnologia, com necessidade de mão-de-obra qualificada e de elevados investimentos. No sudeste asiático localizam-se também indústrias que necessitam de mão-de-obra abundante e barata.

    Daniela Dias nº8 9ºE

    ResponderEliminar
  18. 2. Os três países que considero ter o maior número de multinacionais são: Alemanha, Estados Unidos da América e Japão.

    3. A Alemanha, na Europa; os Estados Unidos, na América do Norte; e o Japão, na Ásia.

    4. Concluo que todos os páises mencionados, estão diretamente relacionado com a Revolução Industrial. Revolução cujo berço foi a Europa, desenvovendo-se na América e Ásia.

    ResponderEliminar
  19. 2-
    Os três países com maior número de multinacionais são:
    -Alemanha;
    -China;
    Estados Unidos Da América.

    3-
    Os continentes onde se localizam estes países são:
    -Europa;
    -Ásia;
    -América Do Norte.


    4-
    Ao responder a este TPC, fiquei a saber um pouco mais em relação à grandeza dos países nomeadamente as grandes potências mundiais nomeadamente a Alemanha, os Estados Unidos Da América e a China, não tendo sido uma surpresa a quantidade de multinacionais destes países.



    Marco Carvalho nº15 9ºE

    ResponderEliminar
  20. 2. -EUA: 117 multinacionais;
    -Japão: 72 multinacionais;
    -Reino Unido: 51 multinacionais.

    3. -Estados Unidos da América- América do Norte;
    -Japão- Ásia;
    -Reino Unido- Europa Continental.

    4. Posso concluir que os EUA e a Europa são mais industrializados devido à existência de boas infra-estruturas, de mão-de obra qualificada e de actividades complementares. Também posso concluir que no Japão existem indústrias com elevado nível de automatização e tecnológico, onde é necessário mão-de-obra qualificada e de elevados investimentos.

    Daniela Malcata nº9 9ºE

    ResponderEliminar
  21. 2- Os três países com maior número de multinacionais são: Estados Unidos da América, Japão e Reino Unido.

    3- Os Estados Unidos da América encontram-se na América; o Japão na Ásia; e por fim, Reino Unido na Europa.

    4- Podemos concluir que é nos países mais desenvolvidos que se encontram as sedes da grande maioria das multinacionais. A isto não será alheio o facto destes países estarem no grupo dos mais industrializados do planeta (G-7).



    Daniel Lourenço nº7 9ºD

    ResponderEliminar
  22. 2- Estados Unidos da América, Japão, Reino Unido

    3- A Europa é o continente onde se localizam mais países com multinacionais, pois tem o Reino Unido, França, Alemanha e Itália.

    4- Não percebi?

    Diogo Gonçalves 9ºD

    ResponderEliminar
  23. 2;3-
    Os três países com maior número de multinacionais são:
    1º Estados Unidos da América (com cerca de 116 multinacionais), que se localiza no continente Americano.
    2º Japão (com cerca de 65 multinacionais) que se localiza no continente Asiático.
    3ª Reino Unido (com cerca de 51 multinacionais), que se localiza no continente Europeu (Europa Continental)

    4.- Após ter feito a consulta da lista das principais companhias multinacionais do mundo, concluo que os EUA o Reino Unido e o Japão são mais industrializados devido à existência de boas infra-estruturas, de mão-de obra qualificada e de actividades complementares. Também posso concluir que nestes países existem indústrias com elevado nível de automatização e tecnológico, onde é necessário mão-de-obra qualificada e de elevados investimentos.

    Abissa Sanó Nº1 9ºE

    ResponderEliminar
  24. 2) Os três países com o maior número de multinacionais são:
    Estados Unidos da América, Japão e Reino Unido.

    3)Os Estados Unidos da América localizam-se no continente americano, o Japão no continente asiático e o Reino Unido no continente europeu.

    4)Nestes 3 países(E.U.A, Japão e Reino Unido) verifica-se grande número de multinacionais. Os três países são considerados como países desenvolvidos. Multinacionais, são empresas que que têm filiais em outros países procurando mercado consumidor, matérias-primas, energia e, principalmente grande número de mão-de-obra a baixo preço.
    Assim, estas empresas multinacionais, procuram instalar as suas filiais em países onde a mão-de-obra é mais barata, obtendo assim maior lucro.
    Pedro Santos 9ºE Nº23

    ResponderEliminar
  25. 2) EUA, Japão e Reino Unido.

    3) EUA- Continente Americano
    Japão- Ásia
    Reino Unido- Europa.

    4) Concluí que até hoje os países mais industrializados e com maiores números de multinacionais são aqueles que iniciaram cada uma das 3 fases da Revolução Industrial. Outros países que se destacam fazem parte das áreas influenciadas pela revolução industrial ou os NPI's, sendo estes importantes para as multinacionais, devido à mão-de-obra de baixo custo.

    Inês Ribeiro, nº12 9ºE (:

    ResponderEliminar
  26. 2- Estados Unidos; Japão e Reino-Unido.
    3- América; Ásia e Europa (estão por ordem).
    4- A conclusão que retiro é que os países que têm mais multinacionais localizam-se nas regiões mais industrializadas do mundo: Estados-Unidos (E.U.A); Japão e Reino-Unido (Europa Ocidental). Consigo concluir também que estes são os países com mais multinacionais devido ao facto de existir boas infra-estruturas de actividades complementares e mão-de-obra qualificada.

    Ivo Rodrigues, Nº13 9ºE

    ResponderEliminar
  27. 2 - Japão, RU e USA
    3 - Japão - Ásia
    USA - América do Norte
    RU - Europa
    4 - Na minha opinião os países sede são os países mais populares, e os que se ouve frequentemente falar, também posso concluir que alguns paises têm tantas multinacionais e outros não têm nada, ou quase nada.

    Beatriz Ferreira
    nº3 9ºE

    ResponderEliminar
  28. 2- Os três países com maior número de multinacionais são: Estados Unidos da América, Japão e Reino Unido.


    3- Os Estados Unidos da América encontram-se na América, o Japão na Ásia e o Reino Unido na Europa.

    4- Conclui-se assim que os países com maior número de multinacionais são países desenvolvidos, em particular, são os principais países de cada uma das fases da revolução industrial.


    António, 9ºD

    ResponderEliminar
  29. 2- Alemanha; E.U.A ; Japão

    3- Alemanha(Europa), E.U.A( América do Norte), Japão( Ásia )

    4- Com isto concluo que todos estes países estão nos continentes que fizeram parte da Revolução Industrial.

    ResponderEliminar
  30. 2- Reino Unido, Japão e E.U.A.

    3- O Reino Unido situa-se na Europa, o Japão situa-se na Ásia e Os E.U.A. situam-se na América.

    4- Os países que possuem mais multinacionais são aqueles que se destacaram na revolução industrial.

    ResponderEliminar
  31. 2- Reino Unido, Japão e E.U.A.

    3- O Reino Unido situa-se na Europa, o Japão situa-se na Ásia e Os E.U.A. situam-se na América.

    4- Os países que possuem mais multinacionais são aqueles que se destacaram na revolução industrial.

    Guilherme Cardoso - Nº14 - 9ºD

    ResponderEliminar
  32. 2- Reino Unido, Japão e E.U.A.

    3- O Reino Unido localiza-se na Europa, o Japão localiza-se na Ásia e os E.U.A. localiza-se na América.

    4- Os países que possuem mais multinacionais são aqueles que se destacaram na revolução industrial.

    Hugo Silva - nº15 - 9ºD

    ResponderEliminar
  33. 2- Os 3 países com maior número de multinacionais são Japão, a Alemanha e os EUA.

    3- O Japão localiza-se na Ásia, a Alemanha localiza-se na Europa e os EUA localizam-se na América.

    4- Os principais países com multinacionais localizam-se nos continentes onde se deu a revolução industrial. Apesar de na Europa ter sido no Reino Unido que tenha começado a primeira fase da revolução industrial a Alemanha, hoje, é mais evoluída que o Reino Unido. Na América, a segunda fase da revolução industrial localizou-se nos EUA e hoje ele é um importante país de multinacionais. E na Ásia, a terceira fase da Revolução industrial deu-se no Japão, outro dos principais países de companhias multinacionais.

    Rute Morgado, nº 26, 9ºD

    ResponderEliminar
  34. 2.- Os três países com maior número de multinacionais no mundo são:
    EUA, JAPÃO E REINO UNIDO.


    3.-EUA- AMÉRICA
    JAPÃO- ÁSIA
    REINO UNIDO- EUROPA

    4.- Estes são os três países com maior número de multinacionais, pois contém muita mão de obra, vias de comunicação baratas, várias indústrias necessárias para o desenvolvimento das multinacionais mundiais.


    Branca Lopes Nº4 9ºE

    ResponderEliminar
  35. 2 - E.U.A, Japão e R.U.
    3 - América do Norte, Ásia e Europa Continental
    4 - As multinacionais são um maior beneficio para a economia do pais SEDE. Os países com maior número de multinacionais são aqueles com maior grau de desenvolvimento, deixando então "para trás" os países do continente africano, onde o grau de pobreza é elevado e o desenvolvimento dos pais é baixo.

    Raquel Martins,
    9ºE

    ResponderEliminar
  36. Correcção:

    2. -Estados Unidos da América- América do Norte;
    -Japão- Ásia;
    -Reino Unido- Europa.

    Daniela Malcata nº9 9ºE

    ResponderEliminar
  37. Mamadú Dabó nº22 9ºD

    2- Estados Unidos de América, Japão e Reino Unido.

    3- Nos continentes Americano, Europeu e Asiático.

    4- A conclusão que eu retirei foi que as sedes multinacionais localizam-se nos países mais industrializados.

    ResponderEliminar
  38. 2)Os três países com maior número de multinacionais são Reino Unido com 51, o Japão com 72 e por fim os Estados Unidos da América com 117 multinacionais;

    3)Os continentes são: América do Norte, Ásia e Europa Central;

    4)Visto isto, conclui-se que os países mais industrializados (Japão, França (norte), Alemanha, Inglaterra, Itália (norte), Holanda, Bélgica, Luxemburgo e Estados Unidos da América)são aqueles que têm mais multinacionais, apesar das sedes serem nos países desenvolvidos, muitas vezes os produtos são realizados nos países em desenvolvimento, onde a matéria-prima e a mão-de-obra é mais baixa, conseguindo assim aumentando os lucros diminuindo os gastos.

    ResponderEliminar
  39. 2) Os três países com maior número de multinacionais são o Reino Unido, EUA e Japão.

    3) O Reino Unido localiza-se na Europa Ocidental, os EUA na América e o Japão na Ásia.

    4) Após a análise da lista das principais companhias multinacionais pude concluir que os países com maior número de multinacionais são o Reino Unido, EUA e Japão, que por sua vez são as principais áreas industriais.

    Diana Ribeiro; Nº9; 9ºD

    ResponderEliminar
  40. 2. Estados Unidos da América, Japão e Reino Unido.
    3. América do Norte, Ásia e Europa.
    4. Pode-se concluir que estes três países (EUA, Japão e Reino Unido) são os mais industrializados, logo possuem um maior número de multinacionais, para poderem obter matéria-prima e mão-de-obra barata, conseguindo assim, aumentar os lucros.

    Raquel Martins, nº24 9ºD

    ResponderEliminar
  41. 2 - Japão,Europa Central e USA
    3 - Japão - Ásia
    USA
    Reino Unido - Europa

    4-Os países que têm mais multinacionais são:Reino Unido,Japão e Estados Unidos da América.A deslocalização das multinacionais tem haver com o facto de os impostos serem tão altos nos país onde se encontra a sede,a mão-de-obra ser mais barata.Com a revolução industrial o Japão e os EUA cresceram economicamente.

    Jorge Monteiro 9ºD nº21

    ResponderEliminar
  42. 2- Estados Unidos da América, Japão e Reino Unido.

    3- Estados Unidos da América - Continente Americano (América do Norte);
    Japão - Continente Asiático;
    Reino Unido - Continente Europeu.

    4- Conclui-se que, os países que têm mais multinacionais são os EUA, Japão e Reino Unido, e situam-se em continentes diferentes, Americano, Asiático e Europeu, mostrando que em cada continente há países desenvolvidos com grandes números de multinacionais. Conclui-se anida que são as zonas mais industrializadas (ao observar-se o anexo).

    Carolina Grilo, nº4 - 9ºB

    ResponderEliminar
  43. 2. Estados Unidos da América, Japão e Reino Unido.

    3. Os Estados Unidos da América localizam-se no continente americano, o Japão no continente asiático e o Reino Unido no continente europeu.

    4. Conclui que a industria não se distribui pelos vários países do mundo de forma igual.
    Existem regiões muito industrializadas como existem regiões pouco industrializadas.
    Conclui ainda que os países com mais multinacionais a nível mundial são: os Estados Unidos da América, o Japão e o Reino Unido

    Laura Dias 9ºB nº20

    ResponderEliminar
  44. 1-Estados Unidos da América, Japão e Reino Unido.

    3- Os Estados Unidos da América encontram-se na América, o Japão na Ásia e o Reino Unido na Europa.

    4- os países com maior número de multinacionais são países desenvolvidos, em particular, são os principais países de cada uma das fases da revolução industrial.

    Pedro Rodrigues 9B

    ResponderEliminar
  45. 2- Estados Unidos da América, Japão e Reino Unido.

    3- Os Estados Unidos da América localizam-se no continente americano, o Japão no continente asiático e o Reino Unido no continente europeu.

    4- Conclui que a industria não é distribuida pelos vários países do mundo da mesma forma.
    Existem regiões pouco industrializadas como existem regiões muito industrializadas.
    Conclui ainda que os países com mais multinacionais a nível mundial são: os Estados Unidos da América, o Japão e o Reino Unido.

    Ivan Soares
    Nº15; 9ºB

    ResponderEliminar