terça-feira, 9 de novembro de 2010

A agricultura portuguesa

As paisagens agrárias portuguesas





Portugal apresenta uma grande diversidade de paisagens agrárias que reflectem as condições naturais e a ocupação humana, ao longo dos séculos, e estão na base da delimitação de nove regiões agrárias – sete no Continente e as duas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.
No meio rural é importante destacar o espaço agrário – área ocupada com a produção agrícola (vegetal e animal), pastagens e florestas, habitações dos agricultores e, ainda, infra-estruturas e equipamentos que se relacionam com a actividade agrícola (caminhos, canais de rega, estábulos, etc.).

As paisagens agrárias caracterizam-se pelas culturas, forma e arranjo dos campos, malha dos caminhos e tipo de povoamento.

Os sistemas de cultura dominantes – conjunto de plantas cultivadas, forma como estas se associam e técnicas utilizadas no seu cultivo – apresentam grandes contrastes entre o Norte e o Sul do País, que resultam da influência de factores físicos e humanos. Habitualmente, opõem-se dois sistemas de cultivo – intensivos e extensivos.

Nos sistemas intensivos, o solo é total e continuamente ocupado. Nos tradicionais, é comum a policultura – mistura de culturas e colheitas que se sucedem umas às outras. São sistemas que ocorrem em solos relativamente férteis e abundantes em água, mesmo no Verão, e em regiões onde a mão-de-obra agrícola é numerosa.

Nos sistemas extensivos, não há uma ocupação permanente e contínua do solo. Pratica-se, habitualmente, a rotação de culturas – a superfície agrícola é dividida em folhas que, rotativamente, são, em cada ano, ocupadas com culturas diferentes, alternando os cultivos principais com espécies que permitem melhorar a qualidade do solo ou com pousios – uma folha permanece em descanso, sem qualquer cultivo.

Este sistema tradicional é praticado em áreas de solos mais pobres e secos no Verão, associando-se à monocultura – cultivo de um só produto, frequentemente destinado ao mercado. Actualmente, generalizou-se a mecanização dos trabalhos agrícolas.

Nas paisagens agrárias destaca-se a morfologia – aspecto dos campos no que respeita à forma e dimensão das parcelas e à rede de caminhos.

No Minho, no Litoral Centro e no Algarve predominam as explorações familiares de pequena dimensão constituídas por várias parcelas de forma irregular, encontrando-se quase sempre vedadas – campos fechados – com muros ou renques de árvores e arbustos, que delimitam a propriedade e protegem as culturas da invasão do gado e até do vento.

No Alentejo, predominam as explorações de média e grande dimensão e parcelas vastas de forma regular que, embora actualmente se encontrem vedadas por sebes metálicas, na sua maioria eram, tradicionalmente, campos abertos – sem qualquer vedação.

No Alentejo e em Trás-os-Montes, predomina, de um modo geral, o sistema extensivo, associado aos campos abertos e ao povoamento concentrado.

Um dos aspectos que tem condicionado a modernização e a racionalização da agricultura portuguesa é a estrutura fundiária desordenada, com o predomínio de explorações de pequena dimensão, o que condiciona a introdução de novas tecnologias agrícolas, como a mecanização. O aumento da produção poderia não só tornar o país auto-suficiente, minimizando, por sua vez, a dependência externa e aumentando mesmo a competitividade, mas também melhorar o nível de vida da população rural.

A existência de explorações muito fragmentadas, constituídas por pequenas parcelas geograficamente afastadas (maioritariamente adquiridas por herança), são também um entrave à modernização da agricultura, na medida em que traduzem um aumento dos custos de produção, pois as deslocações implicam sempre perdas de tempo, maior desgaste do material e aumento do consumo de combustível.


Assim, o emparcelamento, ou seja, o redimensionamento das explorações poderá traduzir-se numa mais-valia para o sector, pois, por exemplo, levará:
- a um aumento da produtividade e do rendimento;
- à mecanização racional de um maior número de explorações agrícolas;
- ao aumento do número de culturas por ano (de um modo geral, de uma para duas);
- à introdução de novas culturas e de novas tecnologias;
- ao rejuvenescimento e à modernização dos pomares;
- à diminuição do tempo e do esforço empregues na agricultura;
- ao menor desgaste no uso de máquinas agrícolas;
- a uma diminuição dos custos de produção;
- à melhoria das condições de vida dos agricultores.

Responde às seguintes questões:

1.Refere o número de regiões agrárias existentes em Portugal.


2. Refere as regiões agrárias onde se pratica um sistema de cultura intensivo.


3. Refere as regiões agrárias onde se pratica um sistema de cultura extensivo.

49 comentários:

  1. Ana Mendes 9ºE:
    1-o numero de regioes sao 7
    2-Trás os montes,minho,estremadura,beira litoral
    3-Alentejo,beira interior,Algarve

    ResponderEliminar
  2. 1. Em Portugal existem nove regiões agrárias, sendo sete no Continente e as duas nas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.

    2. Pratica-se um sistema de cultura intensivo nas regiões do Litoral Norte.

    3. Pratica-se um sistema de cultura extensivo na regiões do Trás-os-montes e Alto Douro e a região do Alentejo.

    Ricardo Pedro Nº18 9ºD

    ResponderEliminar
  3. MIGUEL PEDRO QUITÉRIA; Nº22; 9ºE.

    1 - HÁ SETE REGIÕES!

    2 - AS REGIÕES AGRÁRIAS ONDE SE PRATICA UM SISTEMA DE CULTURA INTENSIVA SÃO TRÁS-OS-MONTES, MINHO E BEIRA LITORAL!

    3 - AS REGIÕES AGRÁRIAS ONDE SE PRATICA UM SISTEMA DE CULTURA EXTENSIVO SÃO ALENTEJO, BEIRA INTERIOR E ALGARVE!

    ResponderEliminar
  4. 1)o numero de regioes sao 7
    2)Trás os Montes,Minho,Estremadura,Beira litoral
    3)Alentejo,Beira interior,Algarve

    FREDERICO RODRIGUES 9ºE Nº11

    ResponderEliminar
  5. Ba samba Darame Nº5 T9E
    Em Portugal existem nove regiões agrárias, sendo sete no Continente e as duas nas Regiões Autónomas da Madeira Açores. . Pratica-se um sistema de cultura intensivo nas regiões do Litoral Norte. Pratica-se um sistema de cultura extensivo na regiões do Trás-os-montes e Alto Douro e a região do Alentejo.

    ResponderEliminar
  6. Sara Vieira nº24, 9ºD


    1. Existem 7 regiões agrárias em Portugal Continental e 2 nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores.
    2. Nas regiões do Litoral Norte pratica-se um sistema de cultura intensivo.
    3. Pratica-se um sistema de cultura extensivo na região do Alentejo, em Trás-Os-Montes e no Alto Douro.

    ResponderEliminar
  7. Sandra Gama nº23 9ºE

    1.Na totalidade, existem 9 regiões agrárias em Portugal, das quais 7 situam-se em Portugal continental e 2 situam-se nas regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.

    2.As regiões agrárias onde se pratica um sistema de cultura intensivo são:entre Douro e Minho, Beira Litoral, Ribatejo e Oeste e nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores.

    3.As regiões agrárias onde se pratica um sistema de cultura extensivo são:Alentejo e Trás-os-montes.

    ResponderEliminar
  8. Lúcia Costa 9ºE Nº18

    1)Em Portugal existem 9 regiões agrárias, 7 das regiões em Portugal Continental e as outras duas nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores.
    2)As regiões agrárias onde se pratica um sistema de cultura intenso são: Beira Litoral, Ribatejo, entre Douro e Minho e Oeste das regiões autónomas da Madeira e dos Açores.
    3)As regiões agrárias onde se pratica um sistema de cultura extensivo são:Alentejo e trás-os-Montes.

    ResponderEliminar
  9. Ruben Vilela nº22 9ºD

    1) As regiões agrárias existentes em Portugal, no seu aglomerado, são nove: sete em Portugal Continental mais as duas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.

    2) No território português existem cinco regiões agrárias que praticam o sistema de cultura intensivo, que são: Entre Douro e Minho; Beira Litoral; Ribatejo e Oeste, e as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.

    3) O sistema de cultura extensivo é praticado em duas regiões agrárias portuguesas, que são: Trás-os-Montes e Alentejo.

    ResponderEliminar
  10. 1.Em portugal existem 9 regiões agrarias, 7 em portugal continetal e as outras 2 nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

    2.As regiões agrárias onde se practica um sistema de cultura intensivo sao nas regiões do litoral norte.

    3.As regiões agrárias onde se practica um sistema de cultura extensivo sao no ALentejo, alto Douro e trás-os-montes.


    Joana Martins nº11 9ºD

    ResponderEliminar
  11. 1- Portugal tem 9 regiões agrárias, sendo 7 delas em Portugal Continental e as outras 2 nas regiões autónomas da Madeira e Açores.

    2- Pratica-se um sistema de cultura intensivo nas regiões do litoral norte.

    3- Pratica-se um sistema de cultura extensivo na região do Alentejo , Trás-os-montes e Alto Douro.

    Márcia Carvalho nº15 9ºD

    ResponderEliminar
  12. Catarina Nicole Nº7 9ºE

    1- Existem 9 regiões agrárias em Portugal, sete em Portugal Continental e as outras duas no arquipelagos.

    2- O sistema de cultura intenso pratica-se entre Douro e Minho, Beira Litoral e Ribatejo.

    3- O sistema de cultura extensivo pratica-se no Alentejo e nos Trás-os-Montes.

    ResponderEliminar
  13. Kseniya Isayeva 9ºE Nº16

    1.Em Portugal existem 9 regiões agrárias, 7 das regiões em Portugal Continental e as outras duas nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores.
    2.As regiões agrárias onde se pratica um sistema de cultura intenso são Ribatejo,Beira Litoral, entre Douro e Minho e Oeste das regiões autónomas da Madeira e dos Açores.
    3.As regiões agrárias onde se pratica um sistema de cultura extensivo são Alentejo e Trás-os-Montes.

    ResponderEliminar
  14. Sofia Bernardo 9ºE Nº25

    1. Em Portugal existem 9 regiões agrárias, das quais, 7 são em Portugal Continental e as outras 2 nas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.
    2. Regiões agrárias onde se pratica um sistema de cultura intensivo: Regiões entre Douro e Minho e da Beira Litoral, Ribatejo e Algarve.
    3. Regiões agrárias onde se pratica um sistema de cultura extensivo: Trás-os-Montes, Beira Interior e Alentejo.

    ResponderEliminar
  15. 1.Refere o número de regiões agrárias existentes em Portugal.

    1- Em Portugal existem 9 regiões agrárias, 7 em Portugal Continental e as outras 2 nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

    2. Refere as regiões agrárias onde se pratica um sistema de cultura intensivo.

    2- No território português existem 5 regiões agrárias que praticam o sistema de cultivo intensivo: Entre Douro e Minho, Beira Litoral, Ribatejo e Oeste e as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.

    3. Refere as regiões agrárias onde se pratica um sistema de cultura extensivo.

    3- As regiões agrárias onde se pratica um sistema de cultivo extensivo são:
    Trás-os-Montes, Beira Interior e Alentejo.

    ResponderEliminar
  16. Daniela Pinto 9.D Nº7


    1.Há 9 regiões agrárias sendo duas delas nos arquipélagos, da Madeira e dos Açores, as restantes em Portugal Continental.
    2. As regiões agrárias onde se pratica um sistema de cultura intensivo são: Regiões entre Douro e Minho e da Beira Litoral, Ribatejo e Algarve e no Oeste das regiões autónomas dos Açores e da Madeira.
    3. Pratica-se um sistema de cultura extensivo na região do Alentejo, em Trás-Os-Montes e no Alto Douro.

    ResponderEliminar
  17. 1.Refere o número de regiões agrárias existentes em Portugal.

    1- Em Portugal existem 9 regiões agrárias, 7 das regiões em Portugal Continental e as outras duas nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores.

    2. Refere as regiões agrárias onde se pratica um sistema de cultura intensivo.

    2- 2) No território português existem cinco regiões agrárias que praticam o sistema de cultura intensivo: Entre Douro e Minho; Beira Litoral; Ribatejo e Oeste, e as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.


    3. Refere as regiões agrárias onde se pratica um sistema de cultura extensivo.

    3- As regiões agrárias onde se pratica um sistema de cultura extensivo: Trás-os-Montes, Beira Interior e Alentejo.

    ResponderEliminar
  18. Vera Ramos 9ºD Nº25

    1.Há 9 regiões agrárias sendo duas delas nos arquipélagos, da Madeira e dos Açores, as restantes em Portugal Continental.
    2. As regiões agrárias onde se pratica um sistema de cultura intensivo são: Regiões entre Douro e Minho e da Beira Litoral, Ribatejo e Algarve e no Oeste das regiões autónomas dos Açores e da Madeira.
    3. Pratica-se um sistema de cultura extensivo na região do Alentejo, em Trás-Os-Montes e no Alto Douro.

    ResponderEliminar
  19. 1. Existem 7 regiões agrárias em Portugal Continental e 2 nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores.
    2.As regiões agrárias onde se practica um sistema de cultura intensivo sao nas regiões do litoral norte.
    3.As regiões agrárias onde se pratica um sistema de cultura extensivo são Alentejo e Trás-os-Montes.

    Ronald Costa 9ºD Nº21

    ResponderEliminar
  20. 1-O número de regiões agrárias existentes em Portugal são 7.

    2-As regiões agrárias onde se pratica um sistema de cultura intensivo são:Trás os Montes,Minho,Estremadura e Beira Litoral.

    3-As regiões agrárias onde se pratica um sistema de cultura extensivo são:Alentejo,Beira interior e Algarve.

    Rafael Almeida 9ºE Nº21

    ResponderEliminar
  21. RITA MONTE, nº20, 9ºD

    1. Em Portugal, existem ao todo nove regiões agrárias: sete encontram-se no continente e as duas restantes são as regiões autónoas da Madeira e dos Açores.

    2. O sistema de cultura intensivo é praticado Nas regiões agrárias: Entre o Douro e o Minho, Beira Litoral, Ribatejo e Oeste e nas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.

    3. O sistema de cultura extensivo é praticado em Trás-os-montes e Alto Douro e no Alentejo.

    ResponderEliminar
  22. 1-Portugal tem 9 regiões agrárias- 7 em Portugal Continental e 2 nas regiões autónomas da Madeira e Açores.

    2- Pratica-se um sistema de cultura intensivo em Entre Douro e Minho; Beira Litoral; Ribatejo e Oeste, e as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.


    3- Pratica-se um sistema de cultura extensivo na região do Alentejo , Trás-os-montes e Alto Douro.

    Inês Padrão nº10 9ºD

    ResponderEliminar
  23. Carolina Brito,9ºE Nº6

    1)Em Portugal existem 9 regiões agrárias, 7 ´são regiões em Portugal Continental e as duas são das regiões autónomas da Madeira e dos Açores.
    2)As regiões agrárias onde se pratica um sistema de cultura intenso são: Beira Litoral, Ribatejo, as regiões entre Douro e Minho e Oeste das regiões autónomas da Madeira e dos Açores.
    3)As regiões agrárias onde se pratica um sistema de cultura extensivo são:Alentejo, Beira Interior e trás-os-Montes.

    ResponderEliminar
  24. Daniela Felizardo Nº8 9ºD
    1- Na totalidade existem 9 regiões agrárias : 7 em Portugal Continental e 2 nas regiões autónomas (Madeira e Açores).
    2-Pratica-se um sistema de cultivo intenso nas regiões: Ribatejo, regiões entre o Douro e Minho, Oeste da regiões autónomas da Madeira e dos Açores e na Beira Litoral.
    3- As regiões são : Alentejo e Trás-dos-Montes.

    ResponderEliminar
  25. 1. Em Portugal existem nove regiões agrárias,sete destas situam-se em Portugal Continental e as duas outras na Madeira e nos Açores

    2. Os sistemas de cultura intensiva são praticados no Litoral Norte.

    3. É praticado um sistema de cultura extensiva nas regiões de Trás-os-montes, Alto Douro e na região do Alentejo.

    Gonçalo Caseiro 9ºD nº9

    ResponderEliminar
  26. 1)Existem 9 regiões agrárias em Portugal sendo que duas delas se situam nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores.

    2)Pratica-se um sistema de cultura intensivo nas regiões do Litoral Norte.

    3)Pratica-se um sistema de cultura extensivo na região do Alto Douro, em Trás-os- Montes e no Alentejo.

    André Mira Nº:5 9ºD

    ResponderEliminar
  27. Ivan Soares
    Nº14; 9ºE

    1- Existem 9 regiões agrárias, das quais, 7 são em Portugal Continental e as outras 2 nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

    2- Onde se pratica um sistema de cultura intensivo: Regiões entre Douro e Minho e da Beira Litoral, Ribatejo e Algarve.

    3- As regiões agrárias onde se pratica um sistema de cultura extensivo: Alentejo, Trás-os-Montes e Beira Interior.

    ResponderEliminar
  28. 1 - Existem 9 regioes agrárias, em que 2 delas são nas Ilhas e as restantes em Portugal continental.

    2 - Pratica-se um sistema de cultura intensivo nas regiões do Litoral Norte.

    3 - As regiões agrárias onde se pratica um sistema de cultura extensivo: Beira do Douro, Alentejo e Trás-os-Montes.

    José Vasconcelos
    Nº14 - 9ºD

    ResponderEliminar
  29. Liliana Pires, Nº17, 9ºE.
    1- Existem 9 regiões agrárias, na qual, 7 existem em Portugal Continental, e as outras 2 nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores.

    2- As regiões onde se pratica um sistema de cultura intensivo é nas regiões entre o Douro e Minho, Beira Litoral,Ribatejo e oeste e nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores.

    3- As regiões agrárias onde se pratica um sistema de cultura extensivo é no Alentejo e em Trás-os-Montes.

    ResponderEliminar
  30. Inês Freitas, Nº12, 9ºE

    1- Existem 9 regiões agrárias, 7 são em Portugal Continental e 2 são nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores.

    2- Pratcica-se um sistema de cultura intensivo entre o Douro e o Minho, na Beira Litoral, no Ribatejo e Oeste e nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores.

    3- As regiões agrárias onde se pratica um sistema de cultura extensivo é no Alentejo e em Trás-os-Montes.

    ResponderEliminar
  31. Responde às seguintes questões:

    1. R: São, no total, 9 regiões agrárias em Portugal. 7 no continente e 2 nas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.

    2. R: As regiões agrárias onde se pratica um sistema de cultura intensivo são: Douro e Minho, Beira Litoral, Ribatejo e Oeste e nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores.

    3. R: As regiões agrárias onde se pratica um sistema de cultura extensivo são: Alentejo e Trás-os-montes.


    Sara Rodrigues, nº24, 9ºE

    ResponderEliminar
  32. 1. Em Portugal existem 9 regiões agrárias sendo 7 delas localizadas em Portugal Continental e as restantes 2 nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores.

    2. As regiões agrárias onde o sistema intensivo é praticado são as seguintes: Ribatejo e Oeste, Entre Douro e Minho, Beira Litoral e nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores.

    3. Nas regiões agrárias do Alentejo e de Trás-os-Montes é praticado um sistema extensivo.

    Ricardo Chin Nº19 9ºD

    ResponderEliminar
  33. Oláá

    1)Em Portugal existem 9 regiões agrárias, sendo sete delas em Portugal Continental e duas nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores.

    2)As regiões agrárias onde se pratica um sistema de cultura intensivo são: Beira Litoral, Ribatejo, entre Douro e Minho e Oeste das regiões autónomas da Madeira e dos Açores.

    3)As regiões agrárias onde se pratica um sistema de cultura extensivo são:Alentejo e trás-os-Montes.

    Mohamed Sanó Nº17 9ºD

    ResponderEliminar
  34. Ana Carolina Sequeira Nº1 9.Dquinta nov. 18, 10:22:00 da manhã 2010

    1) As regiões agrárias existentes em Portugal, no seu aglomerado, são nove: sete em Portugal Continental mais as duas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.

    2) No território português existem cinco regiões agrárias que praticam o sistema de cultura intensivo, que são: Entre Douro e Minho; Beira Litoral; Ribatejo e Oeste, e as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.

    3) O sistema de cultura extensivo é praticado em duas regiões agrárias portuguesas, que são: Trás-os-Montes e Alentejo.

    Ana Carolina Nº1 9.D

    ResponderEliminar
  35. 1. Existem 9 regiões agrárias em Portugal sendo 7 em Portugal continental e duas nos arquipelagos do Açores e da Madeira.

    2. As regiões agrárias onde se practica um sistema de cultura intensivo sao nas regiões do litoral norte.

    3. As regiões agrárias onde se practica um sistema de cultura extensivo sao no Alentejo, alto Douro e trás-os-montes.

    João Bizarro Nº13 9ºD

    ResponderEliminar
  36. 1- No total, existem 9 regiões agrárias em Portugal: 7 em Portugal Continental e 2 nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores.

    2- As regiões agrárias onde se pratica um sistema de cultura intensivo são: Ribatejo, Beira Litoral, Oeste das regiões autónomas da Madeira e dos Açores e regiões entre Douro e Minho.

    3- As regiões agrárias onde se pratica um sistema de cultura extensivo são: Alentejo, Alto Douro e Trás-Os-Montes.



    Mariana António Nº16 9ºD

    ResponderEliminar
  37. 1 - Portugal tem 9 regiões agrárias: sete em Portugal Continental e duas nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores.

    2- As regiões agrárias onde se pratica um sistema de cultura intensivo são: a Beira Litoral, o Ribatejo, entre o Douro e o Minho e Oeste das regiões autónomas da Madeira e dos Açores.

    3)As regiões agrárias onde se pratica um sistema de cultura extensivo são: Alentejo e Trás-os-Montes.


    Ana Santos Nº2 9ºD

    ResponderEliminar
  38. Oi stora

    1) Portugal tem nove regiões agrárias, sete em Portugal Continental (sendo elas entre o Douro e o Minho, a Beira Litoral, Trás-os-Montes, a Beira Interior, o Alentejo; o Ribatejo e Oeste e o Algrave) e duas nas Regiões Autónomas (correspondendo à Madeira e aos Açores).

    2) As regiões agrárias onde se pratica um sistema de cultura intensivo são as seguintes: entre Douro e Minho, Beira Litoral, Ribatejo e Oeste e nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores.

    3)O sistema de cultura extensivo é praticado em duas regiões agrárias portuguesas, que são: Trás-os-Montes e Alentejo.

    ResponderEliminar
  39. 1.São 9 regiões - 7 em Portugal Continental e 2 nas regioes autonomas da Madeira e dos Açores.

    2.Entre Douro e Minho,Beira Litoral, Ribatejo e Oeste e nas regioes autonomas da Madeira e dos Açores.

    3.Alentejo e Trás-os-Montes

    Maria Patacas nº19 9ºE

    ResponderEliminar
  40. 1- existem 9, sete em portugal continental, uma na madeira e outra nos Açores;
    2- Entre o douro e o minho, Beira Litoral, Algarve, Ribatejo e Oeste, Acores e Madeira.
    3-Beira Interior, trás os montes e Alentejo.
    Nº3 8ºC

    ResponderEliminar
  41. 1.São 9 regiões - 7 em Portugal Continental e 2 nas regioes autonomas da Madeira e dos Açores.

    2.Entre Douro e Minho,Beira Litoral, Ribatejo e Oeste e nas regioes autonomas da Madeira e dos Açores.

    3.Beira Interior, Alentejo e Trás-os-Montes

    José Domingues Nº14 8ºC

    ResponderEliminar
  42. 1-Existem 9,7 em Portugal Continental,1 na madeira e outra nos Açores

    2- Entre o douro e o Minho, Beira Litoral, Algarve, Ribatejo e Oeste, Açores e Madeira

    3-Beira Interior, trás os montes e Alentejo

    Diana Ribeiro Nº8 8ºD

    ResponderEliminar
  43. 1- Ao todo 9 regiões: 7 no Continente e 2 na Madeira e Açores.

    2-Entre Douro e Minho,Beira Litoral, Ribatejo e Oeste e nas regioes autonomas da Madeira e dos Açores.

    3-Beira Interior, Alentejo e Trás-os-Montes

    António Serra, Nº4 8ºD

    ResponderEliminar
  44. 1. São 9 regiões agrárias– 7 no Continente e 2 nas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.

    2. As regiões onde se praticam o sistema de cultura intensivo são no Ribatejo e Oeste, na Beira Litoral, entre o Douro e Minho e nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores.

    3. As regiões onde se praticam o sistema de cultura extensivo são no Alentejo e Trás-os-Montes.

    Rute Morgado, nº 26, 8ºD

    ResponderEliminar
  45. 1 - 7 em Portugal Continental e 2 nas regiões autonomas da Madeira e Açores ;
    2 - Nas regiões do Litoral Norte , Açores e Madeira.
    3 - Alentejo ; Beira Interior e Trás-os-Mobtes

    Andreia Tomás , Nº3 8ºD

    ResponderEliminar
  46. 1. Em Portugal existem nove regiões agrárias, apesar de sete permanecerem no Continente e as duas nos Arquipélagos da Madeira e dos Açores.

    2. Pratica-se um sistema de cultura intensivo nas regiões do Litoral Norte,Ribatejo e Oeste, e nos arquipélagos dos Açores e da Madeira.

    3. Pratica-se um sistema de cultura extensivo na regiões do Trás-os-montes e Alto Douro, Alentejo e Beira Interior.

    Inês Carvalhal nº13 7ºD

    ResponderEliminar
  47. 1. Existem nove regiões agrárias, sete no Continente e dois nas Regiões Autónomas(Madeira e Açores).

    2. As regiões onde se praticam o sistema de cultura intensivo são:
    -Ribatejo e Oeste;
    - Beira Litoral;
    - Entre o Douro e Minho;
    - Nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores.

    3. As regiões onde se praticam o sistema de cultura extensivo são no Alto Douro, Trás-os-Montes, Beira Interior e Alentejo.

    Ana Sofia Silva, nº5, 8ºA

    ResponderEliminar
  48. 1. Em Portugal existem nove regiões agrárias, apesar de sete permanecerem no Continente e as duas nos Arquipélagos da Madeira e dos Açores.
    2. As regiões onde se praticam o sistema de cultura intensivo são:
    -Ribatejo e Oeste;
    - Beira Litoral;
    - Entre o Douro e Minho;
    - Nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores.
    3-Beira Interior, Alentejo e Trás-os-Montes

    ResponderEliminar
  49. 1. Existem nove regiões agrárias, sete no Continente e dois nas Regiões Autónomas(Madeira e Açores).
    2. As regiões onde se praticam o sistema de cultura intensivo são no Ribatejo e Oeste, na Beira Litoral, entre o Douro e Minho e nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores.
    3. As regiões onde se praticam o sistema de cultura extensivo são no Alto Douro, Trás-os-Montes, Beira Interior e Alentejo

    Rodrigo Andrade Nº22 9ºA

    ResponderEliminar