segunda-feira, 2 de novembro de 2009

A agricultura no deserto

Factores condicionantes da agricultura e técnicas agrícolas

A agricultura é uma das actividades humanas mais antigas e das mais importantes para a vida das populações. A alimentação é importante para a sobrevivência dos seres humanos.
A produção agrícola é muito irregular, a nível mundial, e é condicionada por factores naturais (clima, relevo e solo) e humanos (demográficos, económicos/tecnológicos, culturais e políticos).

Os riscos da agricultura no deserto:
- identifica os factores que condicionam a agricultura em Israel e identifica as técnicas agrícolas utilizadas.

Israel está na vanguarda da agricultura no deserto, mas nem as explorações agrícolas tecnologicamente mais avançadas do mundo podem controlar o clima.

10 comentários:

  1. Eu nunca pensei que fosse possível desenvolver agricultura no deserto, no entanto,ao ver este vídeo,que fala do aproveitamento das águas dos esgotos através da irrigação gota a gota e da dessalinização pude observar que é possível a cultura de certos produtos no deserto, principalmente aqueles que necessitam de menos quantidades de água. Achei bastante interessante este vídeo pois fiquei a saber algo que desconhecia.

    ResponderEliminar
  2. Os factores que condicionam a agricultura em Israel é o clima(desértico), a seca.
    As técnicas agrícolas usadas são a irrigação gota a gota.

    ResponderEliminar
  3. Devido à seca que dura há quatro anos a produção em Israel ficou reduzida em cerca de 30 a 40%. Para ultrapassar as dificuldades causadas pelo clima utilizam-se técnicas tais como a irrigação gota a gota, tratamento da água do esgoto e dessanilização. Também o uso de plásticos evitam a evaporação da água. Embora tenha elevados custos o governo desenvolve técnnicas para reciclar a água e dessanilização. Por fim optam por culturas que não necessitam de muita água.

    ResponderEliminar
  4. Devido à seca que dura há cerca de 4 anos, Israel reduziu a sua produção em cerca de 30 a 40%.
    Para ultrapassar essas dificuldades criadas pelo clima, utilizam-se tecnicas de irrigação tais como a gota a gota, tratamento da água de esgotos e dessalinização. Também a utilização de plásticos evitam a evaporação da água. Optam-se por cultivar culturas que necessitem pouca água. Embora tenham grandes custos o Governo está a desenvolver tecnicas de dessalinização e formas de reciclar a água.

    Diogo Silva nr 12 9ºD

    ResponderEliminar
  5. O facto de ser um deserto, a seca e o clima, são factores que condicionam a agricultura em Israel.
    A técnica utilizada é a irrigação gota a gota, para poder aproveitar o máximo de água, usando a água tratada dos esgotos e mais recentemente a dessalinização.

    ResponderEliminar
  6. Bárbara Ferreira Nº10 9ºDterça nov. 10, 09:04:00 da manhã 2009

    A agricultura em Israel é condicionada pelo seu clima(as secas, pricipalmente a que dura à 4 anos). Pois o tempo é algo que não se pode controlar, nem com as melhores tecnologias.
    Devido aos problemas climáticos, que nada favorecem à prática da agricultura foi necessário usar em Israel outro tipo de técnicas, como tratamento da água do esgoto, dessanilização e a irrigação gota a gota.
    Usam também os plásticos que evitam a evaporação da água e optam por culturas que não necessitam de tanta água.

    Achei este vídeo bastante interessante, pois aborda algo (agricultura no deserto) de que até agora eu não tinha grandes conhecimentos. É realmente interessante conhecer novas maneiras de fazer um determinado trabalho e enriquecer a nossa cultura geral.

    ResponderEliminar
  7. achei verdadeiramente interessante o facto de alguem conseguir fazer agricultura no deserto pois nao e para todos.
    o factor que condicionam a agricultura é a seca e as tecnica agricola utilizada é irrigação gota a gota

    ResponderEliminar
  8. A agricultura praticada em Israel tem de ser adaptada ao clima desértico quente, em que a água é rara e a temperatura média muito elevada. para contrariar estes factores naturais, os agricultores servem-se dum sistema de rega gota a gota e reciclam ao máximo a água para depois a usar nas terras cultivadas.

    ResponderEliminar
  9. Até hoje, a prática da agricultura no deserto, para mim era impossível, pois este tipo de clima(clima desértico quente), apresenta determinados factores represivos, que dificultam bastante a prática da mesma.
    Com o sistema de gota a gota, a dessalinização e o aproveitamento da água do esgoto e a utilização do plástico para evitar a evaporação da água,a população de Israel consegue praticar a agricultura e produzir assim os seus produtos e bens.

    Achei bastante interessante esta novo método de prática da agricultura, pois hoje em dia, num país em desenvolvimento, é muito dificil praticar esta actividade, sem quaisquer métodos tecnológicos.

    ResponderEliminar
  10. O problema não e a pratica mas sim a agua, e perfeitamente possível enchermos o Saara de plantações o problema é, de onde a agua vira??

    ResponderEliminar