sábado, 8 de outubro de 2011

A energia nuclear







Resolve a seguinte questão:




A imagem apresentada, além de lembrar os tristes acontecimentos ocorridos há vinte anos, após o acidente na usina termonuclear de Chernobyl, na Ucrânia, lembra que seus efeitos ainda estão presentes. Ao que parece, os impactos ambientais no continente europeu continuam a causar preocupação em escala mundial. Das opções a seguir, selecione a única que NÃO corresponde a uma preocupação relacionada ao uso e à produção desse tipo de matriz energética.
A) a alta rentabilidade da produção e comercialização de tal energia pode não compensar os eventuais problemas socioambientais e políticos causados pelo vazamento de lixo tóxico das centrais.
B) os projetos de centrais termonuclear da atualidade estão ligados, na sua totalidade, a desejos geopolíticos preocupantes de países que têm por objetivo o desenvolvimento de um arsenal nuclear que poderá, dentre outros problemas, acionar conflitos regionais de impactos globais.
C) os custos na construção de um sistema de proteção das centrais termonucleares são muito superiores aos gastos com a manutenção de centrais hidroelétricas, apesar destas, no continente europeu, dependerem dos aspectos morfoclimáticos.
D) o perigo de doenças graves causadas pelo contato com produtos agrícolas, água potável, ar atmosférico e outros materiais contaminados por radioatividade fazem com que, constantemente, movimentos políticos diversos e a sociedade civil organizada lutem pela não proliferação da produção e comercialização desse tipo de energia.
E) a acumulação de lixo tóxico gerado pelas centrais necessita de cuidados especiais de longo prazo e a proteção permanente para os efeitos nocivos da radioatividade não é consenso entre os pesquisadores.

8 comentários:

  1. Luisa Marques, nº15, 9ºC

    Resposta: C

    ResponderEliminar
  2. Mariana Rodrigues Teixeira, 9ºC, nº17domingo out. 16, 07:36:00 da tarde 2011

    Resposta (B)

    ResponderEliminar
  3. Resposta C

    Maria da Luz Pinheiro nº16 - 9ºC

    ResponderEliminar
  4. C)os custos na construção de um sistema de proteção das centrais termonucleares são muito superiores aos gastos com a manutenção de centrais hidroelétricas, apesar destas, no continente europeu, dependerem dos aspectos morfoclimáticos.

    ResponderEliminar
  5. A) a alta rentabilidade da produção e comercialização de tal energia pode não compensar os eventuais problemas socioambientais e políticos causados pelo vazamento de lixo tóxico das centrais.

    ResponderEliminar