segunda-feira, 22 de março de 2010

Equinócio:
É quando o Sol, no seu movimento aparente, corta o equador celeste.

A palavra de origem latina significa "noite igual ao dia", pois os dias e as noites têm a mesma duração.
Ocorre na mudança do Inverno para a Primavera (Março) e do Verão para o Outono (Setembro).


Equinócio da Primarera:
Este ano o Equinócio ocorreu a 20 de Março, pelas 17h32m.
Este instante marca o início da Primavera no Hemisfério Norte.

Este estação irá prolongar-se por 92,5 dias até áo próximo Solstício, que ocorrerá no dia 21 de Junho pelas 12h28m.
Devido ao início do Equinócio, os relógios irão adiantar 60 minutos, já no próximo Domingo, quando for 1 da manhã.

sábado, 13 de março de 2010

Degelo no Alasca obriga habitantes de Newtok a construir nova aldeia

"Os 350 habitantes esquimós de Newtok, no Alasca, estão a construir uma nova aldeia para viver, porque o permafrost (solo permanentemente gelado) sobre o qual assenta Newtok está a derreter. Já há quem os considere os primeiros refugiados dos EUA.

Os habitantes de Newtok, nas margens do Rio Ninglick, estão a construir uma nova aldeia, chamada Mertarvik, na ilha Nelson. Contam com a ajuda de militares no âmbito de um programa de treino do Departamento de Defesa norte-americano para a reconstrução em zonas de guerra no Afeganistão e no Iraque.

Newtok, a 805 km de Anchorage, é uma das 200 aldeias nativas que o governo federal identificou como tendo graves problemas de erosão ou inundações, muitos ligados ao rápido aumento das temperaturas.

"Grande parte do território do Alasca tem permafrost com um importante teor em gelo", explicou Gonçalo Vieira, cientista polar português que esteve na região há dois anos num congresso sobre o solo permanentemente gelado.

Além da dinâmica natural de fusão do permafrost, especilamente nas margens dos rios e no litoral, está registada "uma tendência para o aumento das temperaturas no solo. O solo sobre o qual estão instaladas localidades começa a fundir-se e a desagregar-se, ficando empapado", acrescentou Gonçalo Vieira, do centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa.

24.02.2010
Helena Geraldes, Reuters

Como se forma um tsunami

Se tens curiosidade sobre catástrofes naturais, carrega no seguinte link e observa atentamente a formação de um tsunami.

http://jn.sapo.pt/multimedia/infografia970.aspx?content_id=1506589

segunda-feira, 8 de março de 2010

Tempestade altera Praia do Guincho

Os ventos ciclónicos que atingiram os 140km/h no dia 27 de Fevereiro e a agitação do mar, transformaram a Praia do Guincho, em Cascais.


No lugar do areal raso até ao mar há agora uma autêntica falésia de areia.




(Fotos: recebidas por correio electrónico)

sábado, 6 de março de 2010

Relatório de Desenvolvimento Humano do PNUD, de 2009

Relatório de Desenvolvimento Humano - 2009

O Desenvolvimento Humano põe as pessoas no centro do desenvolvimento. Procura melhorar o potencial humano, aumentando o seu poder de escolha e de liberdade para que as pessoas possam decidir sobre as suas vidas. Desde 1990 que os relatórios anuais de Desenvolvimento Humano têm investigado desafios temáticos como a pobreza, o género, a democracia, os direitos humanos, a liberdade cultural, a globalização, a escassez de água e as alterações climáticas.

O Relatório de Desenvolvimento Humano do PNUD, de 2009, estuda as migrações no âmbito das transformações demográficas e suas tendências ao nível do seu crescimento e desigualdade. Apresenta, em detalhe, experiências individuais, familiares e de regiões locais, e explora os movimentos menos visíveis, normalmente conduzidos por grupos desfavorecidos, como as migrações sazonais e de curto prazo.




Para saber mais e fazer o download do Relatório de Desenvolvimento Humano do PNUD, de 2009 clique aqui.


Para consultares a lista de países ordenada por Índice de Desenvolvimento Humano, clica aqui

sexta-feira, 5 de março de 2010

Planisfério político interactivo

Planisfério político interactivo


Aqui fica um excelente planisfério político interactivo do sítio MrNussbaum.com.


Clica sobre a imagem...







Jogo dos Países da Europa

Clica sobre a imagem e depois arrasta e larga, sobre o mapa, os diferentes países europeus.




Polémica: Negado desvio do eixo da Terra pelo sismo do Chile

NASA: Sismo no Chile mudou eixo da Terra


Segundo um artigo do cientista Richard Gross, o sismo que atingiu o Chile em 27 de Fevereiro de 2010 pode também ter encurtado os dias no planeta.
A NASA publicou, nesta Terça feira, um artigo do cientista Richard Gross, do Laboratório de Propulsão a Jacto da NASA na Califórnia, que admite que o sismo que assolou o Chile no passado Sábado, de 8,8 graus na escala de Richter, possa ter alterado o eixo da Terra em cerca de 8 centímetros.
Segundo os cálculos feitos por Gross e pela sua equipa, os dias na Terra ter-se-ão encurtado em cerca de 1,26 microsegundos.
O modelo usado pela equipa de Gross foi o mesmo que em 2004 estimou que o terramoto na Sumatra, que foi seguido de um tsunami que atingiu as costas do Oceano Índico, alterou o eixo da Terra em 7 centímetros e encurtou os dias em 6,8 microsegundos.



Fonte:http://www.esquerda.net/content/view/15493/28/


Polémica:


Negado desvio do eixo da Terra pelo sismo do Chile


Investigador da NASA disse que o terramoto do Chile causou desvio de oito centímetros no eixo terrestre, mas cientistas alemães contestam. Dizem que isso é impossível de demonstrar.
O sismo de 8,8 na escala de Richter que atingiu o Chile no último sábado, com um balanço de quase 800 mortos, terá sido violento ao ponto de se reflectir no eixo de rotação da Terra, causando um desvio de oito centímetros, segundo investigadores da NASA. Mas cientistas alemães já contestaram os cálculos.
"As mudanças no eixo da Terra devido a um sismo são tão ínfimas que não se podem medir, e por isso não são comprováveis", garantiu Rainer Kind, do Centro de Pesquisa Geográfica de Potsdam, e um dos geógrafos mais reputados a nível mundial.
Richard Gross, investigador do Jet Propulsion Laboratory, da NASA, afirmou ter utilizado um novo modelo computacional para fazer os seus cálculos. E foi graças a isso que chegou à conclusão de que o abanão ao largo da costa chilena terá induzido um desvio de oito centímetros no eixo terrestre - este não "corre" verticalmente de norte para sul, mas tem uma inclinação de 23,45 graus.
Em consequência daquela alteração de oito centímetros, segundo Richard Gross, a duração do dia terá sido também encurtada em 1,26 microssegundos. Ou seja, 0,00000126 segundos. Na verdade, uma diferença ínfima e imperceptível.
Não é a primeira vez que se fazem cálculos sobre deslocações do eixo da Terra na sequência de terramotos. Isso aconteceu, nomeadamente, após o de 2004, ao largo de Samatra, que desencadeou o catastrófico tsunami que vitimou mais de 230 mil pessoas nas regiões costeiras do Índico.
Nos seus cálculos, aliás, Richard Gross voltou a avaliar o desvio que ele terá causado no eixo terrestre, recorrendo ao seu novo modelo, e chegou à conclusão de que ele terá sido da ordem dos sete centímetros. Rainer Kind contesta e sublinha que, até hoje, todos esses cálculos são considerados discutíveis.
Outro geofísico alemão, Karl--Heinz Glassmeier, afirmou ter "deitado as mãos à cabeça" ao ouvir a notícia. "Parece que a NASA só quis aparecer nas manchetes dos jornais, porque é totalmente impossível provar que tenha havido uma deslocação de oito centímetros do eixo terrestre", disse, citado pela Lusa.

Fonte:http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/Interior.aspx?content_id=1510289



Para saberes mais sobre a Terra, as placas tectónicas, as escalas dos sismos explora o recurso interactivo "Os Terramotos".