sábado, 13 de março de 2010

Degelo no Alasca obriga habitantes de Newtok a construir nova aldeia

"Os 350 habitantes esquimós de Newtok, no Alasca, estão a construir uma nova aldeia para viver, porque o permafrost (solo permanentemente gelado) sobre o qual assenta Newtok está a derreter. Já há quem os considere os primeiros refugiados dos EUA.

Os habitantes de Newtok, nas margens do Rio Ninglick, estão a construir uma nova aldeia, chamada Mertarvik, na ilha Nelson. Contam com a ajuda de militares no âmbito de um programa de treino do Departamento de Defesa norte-americano para a reconstrução em zonas de guerra no Afeganistão e no Iraque.

Newtok, a 805 km de Anchorage, é uma das 200 aldeias nativas que o governo federal identificou como tendo graves problemas de erosão ou inundações, muitos ligados ao rápido aumento das temperaturas.

"Grande parte do território do Alasca tem permafrost com um importante teor em gelo", explicou Gonçalo Vieira, cientista polar português que esteve na região há dois anos num congresso sobre o solo permanentemente gelado.

Além da dinâmica natural de fusão do permafrost, especilamente nas margens dos rios e no litoral, está registada "uma tendência para o aumento das temperaturas no solo. O solo sobre o qual estão instaladas localidades começa a fundir-se e a desagregar-se, ficando empapado", acrescentou Gonçalo Vieira, do centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa.

24.02.2010
Helena Geraldes, Reuters

Sem comentários:

Enviar um comentário